Nirez expõe “Fortaleza em Cartão-Postal”
Durante uma viagem, uma lembrança para os amigos e parentes: “aqui está o lugar fantástico que visitei”. Os postais são um carinho que o viajante envia àqueles que ficaram, uma tentativa de dizer do lugar onde está e da vontade de compartilhar aqueles mom
Publicado 11/04/2008 10:13 | Editado 04/03/2020 16:36
Para conhecer um pouco mais de uma Fortaleza esquecida, o Museu do Ceará homenageia a capital em seu aniversário com a abertura da exposição “Fortaleza em Cartão-Postal”, com postais vindos do arquivo do jornalista e historiador Nirez. A noite conta ainda com uma palestra dele e se encerra com a apresentação do grupo Vozes da Cera.
“Os cartões se iniciaram no século XX. Tenho todas as séries que foram lançadas, desde a primeira – que foi lançada pela Livraria Bivar. Em seguida teve a da Firma Boriz e depois tiveram vários outros. Da loja Crisântemo, por exemplo. E depois da Trianon. Por último vieram os estabelecimentos fotográficos”, explica Nirez com a precisão que lhe é peculiar. Como em seu acervo o que predomina são objetos antigos, o período compreendido para a mostra é de 1901 a 1950.
Tanto Nirez quanto o Museu do Ceará têm muito mais a comemorar. O historiador festeja os 50 anos do acervo, enquanto o Museu do Ceará acaba de ser contemplado no Edital de Modernização de Museus 2008, do IPHAN. A verba será utilizada, segundo o Museu do Ceará, para a instalação de um sistema de segurança do seu acervo.
Fonte: Diário do Nordeste