Sem categoria

PCdoB/MG realiza encontro 'Partido e Juventude' neste sábado

A secretaria estadual de juventude do Partido Comunista do Brasil de Minas Gerais realizará neste sábado (12) o primeiro encontro metropolitano ''Partido e Juventude'', em Belo Horizonte. O evento faz parte da programação do seminário nacional, que está e


O secretário estadual de juventude e coordenador do encontro, Richard Romano, diz que o encontro será um importante espaço para o debate sobre o trabalho do partido nesta frente de atuação. Há anos o PCdoB dá ao trabalho de juventude uma prioridade no seu acompanhamento. Vários quadros destacados da história do PCdoB tiveram nas organizações de juventude sua porta de entrada para a luta do socialismo.


 


Para Patrícia Nogueira, presidente da UJS de Minas Gerais, discutir o trabalho de juventude é garantir a oxigenação e o fortalecimento do partido no futuro. “A militância jovem do partido hoje é a direção do partido de amanhã, nós, comunistas temos que nos preocupar com o nosso trabalho de juventude não como um problema do agora, mas como a solução do futuro,” afirma Patrícia. 


 


Richard diz que é esperada a participação de mais de 20 cidades. O secretário afirma que a convocação está sendo feita não apenas para os quadros jovens e secretários, mas também para todo o coletivo dirigente do partido. “A intenção é envolver o máximo de pessoas nas discussões do encontro e na formulação de seus documentos. O PCdoB tem esta característica, quando discutimos uma questão, não limitamos seu debate, ampliamos para todo o partido. O seminário sobre a questão da mulher, teve a participação de toda militância, de toda a direção. Tudo que é discutido nas frentes de atuação do partido é do interesse de todo o partido, além de não ser um debate qualquer, há anos a atuação dos comunistas na juventude é uma das nossas ações mais destacadas, por isso deve ser debatido com seriedade e encarado como prioridade”, afirma o dirigente. 


 


Quadros politicos da juventude
Vários quadros destacados do PCdoB iniciaram sua militância no trabalho juvenil. É o caso de Carlos Danielli, destacado dirigente comunista que militou na UJC na década de 40. A deputada federal Manuela D´Ávila, fenômeno eleitoral no Rio Grande do Sul, e hoje uma das líderes na corrida pela prefeitura de Porto Alegre, teve na UJS o seu primeiro contato com o partido comunista. 


 


As organizações de juventude do PC do Brasil sofreram várias mutações, mudaram de nome, de sigla e evoluíram. E todo o acúmulo de anos de atuação na luta da juventude foi transferida para a União da Juventude Socialista, organização pensada por João Amazonas, um dos maiores quadros comunistas da história do Brasil.


 


Foi Amazonas o pensador de uma organização mais ampla, mais representativa e que teria  a cara da juventude e todas as suas características. Não surgia uma juventude partidária, nascia uma organização para a juventude. 


 


UJS: juventude com a nossa cara
A UJS surge na década de 80, reformula-se nos anos 90 e se consolida como uma das maiores entidades organizadas de juventude do Brasil. Com mais de cem mil jovens filiados por todo Brasil, a UJS está presente em todos os estados da federação e tem em Minas um dos mais importantes focos de seu trabalho. 


 


O Encontro Estadual Partido e Juventude acontece no SIMPRO-MG, rua Coronel Jaime Gomes, 198, Floresta, Belo Horizonte, a partir das 9h. Para participar do encontro é só entrar em contato com a secretaria estadual de juventude pelos telefones (31)3214-0068 ou 9847-5214 
 


De Belo Horizonte,
Pedro Leão