Programa Bicicleta Brasil analisa experiência de Aracaju
Representando a Frente Nacional de Prefeitos (FNP), ainda no calor do sucesso do projeto cicloviário de Aracaju na última edição do Globo Repórter, o prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB) esteve em Brasília essa semana para participar do Workshop do Programa
Publicado 11/04/2008 17:12
Durante o painel “Articulação Municipal para o financiamento da infra-estrutura da mobilidade por bicicleta”, Edvaldo Nogueira falou sobre a bem-sucedida experiência da capital sergipana, que possui 40 km de ciclovias espalhadas pelas principais avenidas da cidade. Para se ter uma idéia do que isso representa, é a mesma extensão de São Paulo, considerada a maior metrópole da América Latina.
“Aracaju hoje é considerada um dos destaques do país nessa área. É preciso estimular cada vez mais esse modal para evitar o estrangulamento e o caos no trânsito, sobretudo porque estamos vivendo um momento complicado, em que o crescimento das vendas de veículos chega a 15% ao ano em alguns lugares”, explicou o prefeito.
Para Edvaldo Nogueira, o projeto cicloviário consolidado na sua administração foi fundamental para que a capital sergipana fosse considerada a de melhor qualidade de vida do Brasil, segundo levantamento do Ministério da Saúde divulgado na última edição do Globo Repórter. O programa apresentou em rede nacional o combate ao sedentarismo com o Projeto Academia da Cidade e os investimentos em quase 40 km de ciclovias.
Novos projetos
Os investimentos da Prefeitura Municipal de Aracaju na qualidade de vida da população continuam. A meta é ainda em 2008 construir mais 5 km de ciclovias e mais 10 km ao longo do próximo ano. Outras iniciativas em fase de planejamento para estimular o uso de bicicletas são fazer a cobertura vegetal das ciclovias para diminuir o calor e implantar bicicletários nos bairros, que servirão de pontos de apoio para os usuários durante os deslocamentos.
Participaram do workshop pesquisadores de várias partes do Brasil e representantes de outros países, como a Colômbia, Peru, Chile, Argentina e Holanda, que possui uma das maiores frotas do mundo e foi pioneira ao investir num arrojado projeto cicloviário. “Estamos estudando essas possibilidades com os técnicos da SMTT (Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito) para transformar a bicicleta num instrumento prioritário na cidade”, destacou o prefeito.
Fonte: assessoria de imprensa da Prefeitura de Aracaju