Mulholland anuncia que vai deixar o cargo de reitor da UnB
Acusado de improbidade administrativa, o reitor licenciado da Universidade de Brasília (UnB), Timothy Mulholland, anunciou neste domingo (13) que pedirá exoneração do cargo. Por telefone, ele comunicou a decisão ao ministro da Educação, Fernando Haddad.
Publicado 13/04/2008 18:16
Na quinta-feira, Mulholland já havia anunciado que se afastaria por 60 dias do cargo. Seu gesto, porém, não foi suficiente para convencer os estudantes que protestam contra ele a deixarem o prédio da reitoria, ocupado há dez dias. Timothy disse que sua renúncia tem o objetivo de ”pacificar a universidade”, segundo informou a assessoria de imprensa da reitoria da UnB,
Fernando Haddad se reuniu pela tarde com representantes de alunos, professores e funcionário da universidade para decidir sobre a situação da UnB. A universidade vive uma grave crise, escancarara no dia 3 deste mês, com a ocupação do prédio da reitoria pelos alunos.
Com a licença de Mulholland, o vice-reitor Edgar Mamiya o substituiu provisoriamente. No sábado, porém, Mamiya também pediu afastamento. Os dois mandatários sofriam acusações de desvio de dinheiro da Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec) para gastos em festas e na reforma do apartamento funcional ocupado por Mulholland. Os recursos deveriam ser destinados ao financiamento de projetos e desenvolvimento institucional da UnB.
Na semana passada, o Ministério Público Federal (MPF) no Distrito Federal e o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) entraram na Justiça Federal com uma ação de improbidade administrativa contra Mulholland e o decano de Administração, Érico Paulo Weldle. O Conselho Superior da Universidade de Brasília marcou para a próxima quarta-feira (16) nova reunião para deliberar se os dois responderão a um inquérito administrativo.
Estava marcada para segunda-feira uma assembléia de estudantes. Na sexta-feira, a Justiça manteve a reintegração de posse do prédio. Com isso, os estudantes precisam desocupar as instalações.