Centec e Cefet/CE ampliam ensino profissionalizante no Ceará

Na audiência pública da Assembléia Legislativa sobre educação profissional e tecnológica no Estado do Ceará, o Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec) e o Centro Federal de Educação Tecnológica do Ceará (Cefet/CE) apresentaram seus planos de expan

O Cefet/CE, até o ano de 2010, deve triplicar a capacidade de atendimento, enquanto a meta do Centec é criar 10 mil novas vagas para o próximo ano. O debate promovido na tarde desta terça-feira (22/04) pela Comissão de Ciência e Tecnologia, foi proposto pelo seu presidente deputado Roberto Cláudio (PHS), conjuntamente com o deputado Artur Bruno (PT).


 


Artur Bruno disse que as lideranças empresariais reclamam de um “apagão” na capacitação profissional e tecnológica do País. Para ele, com o crescimento econômico que o Brasil vem apresentando, é preocupante que falte mão-de-obra especializada. Bruno defendeu a necessidade de se promover um desenvolvimento mais acentuado e organizado da educação profissionalizante. O petista, entretanto, explicou que existe uma política tanto por parte do Governo Estadual como Federal para solucionar o problema.


 


Ele ressaltou que o projeto do Governo Cid para o ensino tecnológico é consistente e deve gerar a qualificação necessária para atender o mercado cearense. Contudo, para o parlamentar, falta uma melhor interlocução entre o setor produtivo e as instituições que atuam na capacitação profissional.



Já o diretor-presidente do Centec, Samuel Brasileiro Filho, informou que o Ceará tem a maior rede de educação tecnológica do Norte-Nordeste. Mas, de acordo com ele, é preciso que se forme mão-de-obra que atenda as demandas específicas apresentadas pelo mercado local.


 


Ele falou de uma iniciativa que objetiva articular União, Estado, municípios e os sistemas S (indústria e comércio) para a aplicação de um programa de desenvolvimento do ensino profissional e tecnológico no Estado. De acordo com Samuel, com o Plano Integrado de Educação Profissional, a Secretaria de Educação Básica do Estado do Ceará (Seduc) estima que o número de estudantes matriculados no ensino técnico – que hoje está abaixo dos 10 mil – duplique em 2009.


 


O diretor geral do Cefet do Ceará, Cláudio Ricardo Gomes de Lima, observou que também há um projeto de expansão do Cefet no Ceará. Dez novas unidades de extensão devem ser implantadas, o que segundo ele, até a ano de 2010, vai triplicar a capacidade de atendimento da instituição. Cláudio Ricardo afirmou que a ampliação deve se dar com maior foco no Interior e defendeu um desenvolvimento homogêneo da educação tecnológica em todo o Estado. Para ele, é no Interior que está a grande demanda de investimentos, e é preciso que se criem cursos que estejam relacionados com a vocação local da região onde estes cursos serão oferecidos.


 


 


Fonte: Assembléia Legislativa