Sem categoria

Chineses de Nova York se manifestam contra CNN

Na última segunda-feira (21), cerca de 200 chineses que moram em Nova York foram às ruas protestar contra a cobertura que a rede de televisão americana CNN tem feito dos atos terroristas realizados pelos separatistas no Tibete, insinuando que a China teri

Xie Ronghua, um pacífico sino-americano de 60 anos de idade estava absolutamente descontente com as declarações do apresentador da rede de televisão a cabo americana CNN, Jack Cafferty, que havia qualificado horas antes os chineses como ''tontos e cruéis''.



Na última segunda-feira (21) Xie, que leva uma vida simples, somou-se a outros 200 manifestantes chineses e foi às ruas de Nova York, para expressar raiva e indignação contra os comentários desferidos pelo apresentador Cafferty, que também havia rotulado os produtos chineses como ''lixo fabricado com tinta de chumbo'' e a ração para animais domésticos fabricada na China como ''tóxica''.



''Sem dúvida, me senti ofendido pelos comentários dele'', assinalou Xie. ''Nós, chineses, devemos expressar nossa indignação em relação às declarações de Cafferty e exigir a sua demissão''.



''Se a CNN não fizer isso, continuaremos nossos protestos até que ele seja finalmente demitido, também queremos enviar um sinal cristalino para o mundo, que ninguém vai permitir que os chineses sejam insultados'', agregou.



Sob os gritos de ''CNN nos desonra'', ''CNN tem de demitir Cafferty'', ''Vida longa à China'' e outros temas, além de ondular tanto a bandeira nacional chinesa como a americana, os manifestantes circularam pelo Time Warner Center, onde estão localizados os estúdios da CNN.



''A CNN praticou um jornalismo infame, quando Jack Cafferty utilizou de insultos raciais baixos para insultar os chineses, um grande povo com uma das civilizações mais antigas'', disse George Qiao, que leu um comunicado da Associação Novaiorquina pela Unificação Pacífica da China (NYAPUC, na sigla em inglês).



Falando diante do edifício da CNN em Nova York, com uma multidão de manifestantes e curiosos como público, Qiao, que é consultor da NYAPUC e presidente do Conselho de Comércio EUA – China afirmou: ''Cafferty é conhecido por falar muito rápido, sem pensar, mas poderia ter se redimido''.



''Ele violou flagrantemente a ética profissional do jornalismo'', agregou, Assim como também feriu os sentimentos de toda a comunidade chinesa… o centro da questão é o seu ódio interior contra os chineses''.



Sendo uma responsabilidade ''ineludível'', a CNN poderia ter se desculpado, ''mas foi uma meia-desculpa'', Qiao leu em um dos trechos do manifesto.



A atividade noticiosa da CNN na China e especialmente sua cobertura recente do assunto do Tibete e dos Jogos Olímpicos de Pequim é ''parcial e totalmente distorcida'', o que inclui manipular fotografias e qualificar o Tibete como um país ''por erro'', que constitui uma violação flagrante da ética jornalística, segundo o manifesto.



''Exigimos que CNN peça desculpas de verdade e demita Jack Cafferty'', continuou Qiao.



Uma jovem mulher, com um bebê de colo, uniu-se à multidão, apesar do vento frio primaveril que fazia na tarde de Nova York.



''Embora seja diferente em muitos aspectos em relação a meu marido americano, nos respeitamos mutuamente'', comentou a mulher, originária do noroeste da China.



''Todas as pessoas, independente de que sejam brancas, negras ou amarelas, do Oriente ou do Ocidente, cristãos, muçulmanos, budistas, qualquer que seja seu substrato cultural, deveriam respeitar-se mutuamente e buscar o entendimento por meio da coexistência pacífica'', comentou.



''Me surpreendeu que um jornalista da CNN tenha feito comentários manifestamente tão ofensivos sobre o povo chinês'', assinalou a mulher.



Michael Chu, chinês nascido em Taiwan e que é responsável pela agência Notícias da Ásia e América (Asia America News), disse que a CNN criticou, de forma correta, as políticas do governo americano, mas que, agora, um de seus homens utilizou palavras ''insultantes'' para ridicularizar uma grande nação, que é similar a ''dizer palavrões na rua'' o que é absolutamente inaceitável para ele.



''O sentido crítico é uma coisa e um ataque sem motivos é outra completamente diferente'', assinalou. ''Este foi um incidente muito sério'', disse Chu, que exige que a CNN peça desculpas formalmente e demita Cafferty. ''De outro modo, nos reservamos ao direito de processá-lo''.



Enquanto os manifestantes davam voltas ao redor do Time Warner Center, 14 microônibus com enormes painéis nos quais se lia a exigência de demissão de Cafferty e desculpas formais da CNN circulavam ao redor do prédio, atraindo enorme atenção.



Muitos curiosos e jornalistas fotografaram os manifestantes, que também levavam cartazes em apoio aos Jogos Olímpicos de Pequim 2008 e contra a CNN, assim como gritavam lemas tanto em chinês quanto em inglês.



''Queremos justiça'', gritavam. ''Apoiamos com ardor os Jogos Juegos Olímpicos de Pequim 2008!'', gritavam outros.



O protesto pacífico terminou em pouco mais de uma hora. Os manifestantes colaram uma cópia do manifesto em uma das portas de vidro da CNN em Nova York antes de se dispersarem.