Sem categoria

Inácio relata participação na Conferência Mundial da Paz

“Em Caracas, discutiu-se o tema da luta pela paz, porque a guerra não interessa ao desenvolvimento nem ao progresso social. São nos momentos de paz que a humanidade progride, que o mundo se desenvolve. As nações que conquistaram a paz estão em progress

“Esse debate permitiu que se levantasse ali, em Caracas, uma bandeira importante para a América e para o mundo: a bandeira da desmilitarização do mundo por tropas estranhas aos países”, avaliou Inácio.



Inácio Arruda informou que representantes de 80 países e de 108 organizações sociais participaram do encontro, com o objetivo de discutir e reforçar a luta pela paz e a permanência da paz. Os participantes também debateram a situação política, econômica e social do planeta e as razões que levam às guerras.



O senador José Nery (PSOL-PA) também participou do evento. A participação dos senadores foi aprovada no final de março pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH).



O senador comunista acrescentou que a brasileira Socorro Gomes, atual presidente do Centro Brasileiro de Solidariedade e Luta pela Paz (Cebrapaz), foi eleita, na conferência em Caracas, a nova presidente do Conselho Mundial da Paz (CMP), entidade vinculada à Organização das Nações Unidas (ONU) e organizadora da Conferência Mundial da Paz.



Socorro Gomes foi deputada federal pelo PCdoB e atualmente é secretária de Justiça e Direitos Humanos do estado do Pará: “Socorro é uma mulher combativa, lutadora, sempre engajada nas lutas mais importantes do seu povo e da sua Nação, do seu País. Agora, assume uma grande responsabilidade: com seu talento e com o apoio dos brasileiros e de todas as organizações de luta pela paz no mundo, deve buscar-se envolver, no sentido positivo, em conflitos que persistem na nossa região e no mundo”, afirmou o senador.



De Brasília
Aline Pizatto