Sem categoria

Obama mantém grande vantagem apesar de derrota para Hillary

O senador por Illinois Barack Obama surge hoje com ampla vantagem na corrida pela candidatura democrata à Casa Branca, apesar do triunfo de Hillary Clinton nas primárias da Pensilvânia, disputadas na terça-feira (22).

“A vitória da ex-primeira dama pode ser insuficiente para alterar o curso da disputa, já que Obama se perfila como o eventual nomeado”, destaca o diário The New York Times.



Segundo os cálculos do portal especializado Real Clear Politics, o senador já dispõe de 1.713 delegados, enquanto a ex-primeira dama acumula 1.586, há pouco mais de três meses da Convenção Nacional do Partido Democrata, prevista para agosto, em Denver, Colorado.



Hillary foi vitoriosa na Pensilvânia com 55% do apoio popular, mas conseguiu descontar somente 20 delegados para a convenção, na qual os democratas oficializarão seu candidato às eleições presidenciais de novembro de 2008.



As próximas votações serão efetuadas no dia 6 de maio em Indiana e na Carolina do Norte, Estados que colocarão em disputa 72 e 115 delegados, respectivamente.



Para os especialistas, tais Estados são chaves no desenlace da disputa, já que descartam a possibilidade de um dos dois aspirantes à nomeação atingir os 2.025 delegados exigidos para a postulação.



Não atingindo aquele número, a candidatura do partido oposicionista estaria nas mãos dos superdelegados, figuras proeminentes da organização, que têm a prerrogativa de nomear um ou outro político à margem do que acontecer nas urnas.



Dentro do partido são cada vez mais freqüentes os pedidos a essas personalidades para que votem, na convenção do Colorado, em sintonia com a vontade popular, expressada nas primárias e caucus conduzidos por todo o país.