PCdoB inaugura Comitê Municipal em Praia Grande
Cerca de 150 pessoas estiveram presentes no último dia 11, na grande festa de inauguração da nova sede do Comitê Municipal do PCdoB de Praia Grande, na Baixada Santista.
Publicado 23/04/2008 17:52 | Editado 04/03/2020 17:19
O evento começou às 19:30 horas, com o discurso de abertura do camarada Daniel Neres, presidente municipal do partido, seguido dos camaradas Daniel Gomes da Silva, o Barão, secretário de formação e propaganda, e Antonio Damiano Arthuro, vice-presidente do PCdoB de Praia Grande.
Estiveram presentes diversos representantes do PCdoB de outros municípios da Baixada e ABC, o presidente do PRP de Praia Grande, Dr. Marcos Roberto de Campos, líderes de associações de moradores, representantes da FACESP, ong`s e outros partidos políticos da cidade, além dos pré-candidatos do PCdoB.
Na ocasião, o camarada Arthuro, que até então era o pré-candidato a prefeito, abriu mão de sua candidatura para apoiar, em nome do partido, o vice-prefeito da cidade, Alexandre Cunha, do PMDB.
Em seu discurso, Cunha teceu severas críticas à gestão do atual prefeito, Alberto Mourão (PSDB), sobretudo quanto aos gastos com obras que ficaram ociosas ou pouco utilizadas pela comunidade, como é o caso dos ginásios poliesportivos construídos para os Jogos Abertos do Interior de 2007. Hoje esses equipamentos têm um funcionamento restrito às escolas da rede municipal de ensino e pouca divulgação para o uso efetivo por qualquer cidadão, pois não há uma programação destinada à formação de atletas. A cidade carece desse incentivo, já que sua população fixa é bem expressiva, com mais de 200 mil habitantes.
Alexandre Cunha se comprometeu, eleito ou não, em manter uma aliança que não seja apenas eleitoral, mas acima de tudo programática. “Entendo que há afinidade de projetos entre os dois partidos, e além disso o PCdoB é um partido histórico, com 86 anos, e aproveito este momento (a solenidade de inauguração da sede), que ainda faz parte da programação de aniversário, para saudar este importante partido”.
Outro discurso bem eloqüente, e que merece destaque, foi o do camarada Dogival Vieira, pré-candidato a prefeito de Cubatão. Dogival falou a respeito da crise pela qual passa essa importante cidade e alertou para o perigo político que existe no projeto de desocupação do pessoal que mora nas costas da Via Anchieta, para simplesmente depois “o governo jogar o povo nos pombais do CDHU”, favorecendo apenas os interesses de empresas – CDHU e ECOVIAS, principalmente.
Para encerrar a solenidade, a presidente estadual do PCdoB, Nádia Campeão, parabenizou o o trabalho em Praia Grande, a busca de coligações (o PCdoB estabelece conversas com PT, PRP e PSL) e o apoio à pré-candidatura de Alexandre Cunha, que ela observou ser “a opção mais viável para combater a força política e econômica do PSDB e grupos que o norteiam”.
Após o ato, começou a festa. Dezenas de familiares e amigos próximos dos pré-candidatos e membros do partido estavam lá, na sala da sede do PCdoB, próxima à prefeitura de Praia Grande, na rua 1º de Janeiro, 660, altos, e embaixo, o bar do Cecílio, nosso ilustre simpatizante, onde rolou churrasco e cerveja. Afinal, socialismo também é confraternização.