Sindicato dos comerciários na luta contra a dengue
No último dia 16 de abril, o Sindicato dos Comerciários promoveu uma Plenária para discutir estratégias contra a doença que vem superlotando hospitais e matando pessoas em todos o país, a dengue.
Publicado 23/04/2008 10:18 | Editado 04/03/2020 16:36
Os Secretários de Saúde do Estado (João Ananias) e do Município (Odorico Monteiro), estiveram presentes na Plenária para debater sobre o tema e solicitar apoio das entidades no trabalho de conscientização da sociedade. Na ocasião, os Secretários fizeram uma explanação geral desde a chegada do mosquito no Brasil, vindo da África, até as medidas que já estão sendo tomadas para evitar uma epidemia no Estado.
João Ananias afirmou que as campanhas realizadas pelas secretarias vêm tendo êxito, porém, o mérito não é exclusivo, pois se não fosse o apoio das instituições como multiplicadores de informações e o engajamento da sociedade nessa empreitada, nada seria possível.
O Secretário de Fortaleza informou que as prioridades neste momento são três: acabar com o foco do mosquito nas casas e nas proximidades (o que já seria um grande passo); eliminar com o mosquito fêmea, que é o vetor transmissor da dengue; e assistência aos hospitais. Dessa maneira, Odorico Monteiro acredita que será possível prevenir uma epidemia quando o inverno acabar, pois é neste momento que a proliferação do mosquito é maior e a tendência é aumentar o número de infectados.
Todos os dirigentes do Sindicato afirmaram o compromisso de tornarem-se disseminadores de informações sobre a doença em suas comunidades e o Sindicato assegurou o compromisso de investir em elementos que possibilitem o conhecimento acerca da prevenção da dengue para a categoria. O diretor da Secretaria de Saúde, Cleber Mesquita, afirmou que pretende manter a campanha por todos os dias enquanto for necessário.
O Coordenador Geral do Sindicato, Miranda Garcez, chamou os presentes para a luta, pois acredita que todos agora são agentes de saúde. “Não podemos chegar ao caos, vamos prevenir. Nós já estamos engajados e chamaremos a sociedade e os trabalhadores para fazer esse debate”, disse ele.
A categoria comerciária de Fortaleza tem acima de 80 mil trabalhadores e pelo centro da cidade, estima-se que passam uma média de 400 mil pessoas por dia e o trabalho do Sindicato dos Comerciários já iniciou. Junte-se você também a esta luta e ajude a salvar vidas.
Fonte: Sindicato dos Comerciários de Fortaleza