Tarifa Social no Domingo Cultural se firma na agenda da Cidade
“Domingo é dia de palhaçada?” “É, sim, senhor!”. ” É dia da criançada?”. ” É, sim, senhor?”. “Também é dia de forró?” “É, sim, senhor!”. E é dia de pegar ônibus a R$ 1,00 (inteira) e R$ 0,50 (meia) em todos os pontos da cidade para aproveitar tudo de bom
Publicado 23/04/2008 09:26 | Editado 04/03/2020 16:36
E olha que não é pouca coisa o que a Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Fundação de Cultura, Esporte e Turismo (Funcet), organiza para todo o último domingo mês, a fim de reforçar a importância e ampliar o alcance da tarifa social dominical. Uma programação cultural diversificada que atende a todos os gostos e idades.
Para a meninada, por exemplo, tem o Projeto “As 4 Estações da Criança”, no Parque Adahil Barreto (Cocó Antigo). A brincadeira começa às 8h e vai até ao meio-dia com várias atividades entre a Estação dos Esportes, a Estação das Artes, a Estação Brinquedo e a Estação da Gula. Tem parede de escalada, pintura de rosto, Trenzinho da Alegria, brinquedos infláveis e muito mais atrações. Mas a maior delas é o espetáculo “Os Bufões”, do grupo de teatro Dona Zefinha. O circo sem teto da lona furada é o picadeiro dos Bufões.
Os Bufões, comédia musical infantil, retrata a história do popular circo mambembe nordestino na atualidade: sem recursos e enfrentando problemas como a concorrência do mundo contemporâneo “midiático”. Os palhaços “Bufão”, “Panfeto” e “Pafim” fazem de tudo para que a magia e a beleza do circo não cheguem ao fim. Palhaçadas, piruetas, mágicas, músicas, cirandas, trava-línguas, adivinhações, perna de pau, bonecos, histórias e canções. Um show para todas as idades onde a palavra de ordem é “alegria”.
Um pouco mais tarde, a partir das 17h, as lonas de outros circos serão montadas em vários pontos da periferia da Cidade, onde vai acontecer o Projeto “Circo de Todas as Artes”. Os circos London, Mirtes, Motoka, World, Educativo, J. Gomes, Show, Hingle, Meridiano, Vip, Capucho, Oriental, Marlin, Alegria e Tropical levam graça e magia para as famílias em seus bairros de origem. O projeto tem o objetivo de aprimorar as condições estruturais dos circos de Fortaleza. Os endereços dos locais onde as lonas serão montadas podem ser fornecidos através do telefone 3105.1358.
E a noite começa com um bom forró pé-de-serra no Mercado dos Pinhões, a partir de 18h. Tailândia Montenegro e banda vão fazer os casais dançar de rostinho colado, passinho miúdo, ao som de muito xote, xaxado e baião, consolidando assim o já aprovadíssimo projeto Forró no Mercado.
A jornada cultural se encerra no Anfiteatro Flávio Ponte (Volta da Jurema), onde Luiz Miguel e Dunga Odakam se apresentam à beira mar, a partir das 19h, marcando o retorno do projeto “Retratos do Vento”. São dois shows em uma só noite. Primeiro, o guitarrista Luiz Miguel desfia o melhor do jazz. Na seqüência, Dunga Odakam interpreta músicas próprias e de outros artistas. Tudo com o mar como pano de fundo. Aberto ao público, o evento dá visibilidade à música cearense.
TARIFA SOCIAL NO DOMINGO CULTURAL: dia 27 de abril
– Projeto As Quatro Estações da Criança – De 8h ao meio-dia. No Parque Adahil Barreto (av. Virgílio Borba, 50 – Dionísio Torres). Info.: 3272.4779
– Forró no Mercado, 18h – Mercado dos Pinhões – Praça Visconde de Pelotas (entre as ruas Nogueira Acioly e Gonçalves Ledo).
– Retratos do Vento, 19h – Anfiteatro Flávio Ponte – Volta da Jurema – av. Beira Mar.
Fonte: Funcet