Sem categoria

Transexual chinês obtém documentos como mulher

Ying Ning, um homem de 33 anos oriundo de Tianjun e que fez mais de duas dezenas de operações para troca de sexo obteve na última terça-feira (22) seus novos documentos de identidade de gênero feminino.

“Estou tão emocionada por receber os documentos, depois de ter esperado um mês”, comemorou Ying. “Essa cédula de identidade tem um significado especial para mim: que fui aceita pela sociedade. Será o início de minha nova vida”, disse Ying ao Daily News, um jornal de Tianjin, cidade vizinha de Pequim.



“Ficava constrangida com o olhar curioso de algumas pessoas. Tive de cancelar uma viagem que tinha programado para as férias de inverno, a Zhejiang porque fiquei preocupada com meu antigo documento, que me descrevia como homen e poderia ser confundido pelos agentes de segurança do aeroporto. Isso certamente me traria problemas”, revelou.



“Por essa razão o tema me gerava muita ansiedade”, destacou.



Ying pediu à delegacia local uma nova cédula de identidade, tendo de anexar ao pedido um certificado médico de sua troca de sexo e ainda, apesar de ser maior de idade, um documento adicional no qual demonstrava que seus pais estavam de acordo com o registro como mulher.



Ying, que nasceu em 1975, casou-se com uma mulher em 1998, mas o casamento se acabou em poucos meses. “Senti pena por minha ex-esposa, mas eu sabia que não poderia fazê-la feliz. Sempre quis ser uma mulher”, manifestou.



A agora cidadã chinesa se submeteu a cerca de 20 operações de mudança de sexo desde novembro de 2006.



Cálculos aproximados revelam que mais de 1.000 pessoas que foram objeto desse tipo de procedimento cirúrgico na China, de acordo com o site do jornal People's Daily.