Sem categoria

Conam tem apoio por mais participação da Prefeitura de Aracajú

O prefeito de Aracaju (SE), Edvaldo Nogueira, reforçou a importância da participação popular nas decisões governamentais em todas as esferas. A declaração se deu na plenária local da Confederação Nacional de Associações de Moradores (Conam), realizada na

O encontro serviu para homologar os nomes dos 90 delegados que irão representar Sergipe de 22 a 25 de maio, em Lauro de Freitas (BA), durante o 10º Congresso Nacional da Conam, cujo tema será ´Reforma Urbana com Soberania Nacional, Desenvolvimento e Direitos Sociais´.


 


“É fundamental que qualquer governo seja controlado e que tenha ao seu lado movimentos sociais que dele cobrem os direitos da população e a Conam é uma entidade importante nesse sentido, pois organiza os moradores dos bairros em Aracaju e em todo o Brasil para que eles reivindiquem, lutem e busquem melhorias para suas comunidades. Esse é mais um dos movimentos sociais que têm sido parceiros da Prefeitura de Aracaju, através do Orçamento Participativo, na definição das prioridades e no debate dos rumos da administração municipal”, afirmou Edvaldo.


 


O prefeito ainda lembrou que as reivindicações que os membros de entidades filiadas ao Conam levantam ajudam a melhorar a vida de cada bairro.


 


“Encontros como esse, do qual os senhores vão participar em Lauro de Freitas são momentos importantes em que a sociedade organizada discuta seus anseios e se torna cada vez mais parceira ativa dos governos federal, estadual e municipal, como acontece com a Prefeitura de Aracaju. E é importante que a população se organize, pois quanto mais mobilizados e unidos as pessoas estejam, mais vitórias elas terão”, reforçou.


 


A reunião contou com a presença do presidente nacional do Conam, Wander Geraldo da Silva. Ele explicou que a plenária de hoje é preparatória para o congresso nacional da entidade e, por isso mesmo, reserva espaço para discutir propostas que serão levadas para o encontro.


 


“O objetivo da Confederação é articular e representar os movimentos comunitários na defesa dos seus interesses a nível nacional e atua em Sergipe através da representação estadual da Conam Mulher de Aracaju e das federações municipais de associações de moradores que estão filiadas à Conam”, explicou.


 


Para Wander é fundamental para o engrandecimento de movimentos sociais a participação na reunião do prefeito Edvaldo Nogueira e de outras autoridades, como a assessora especial de Políticas para a Juventude da Prefeitura de Aracaju, Carla Trindade, a deputada estadual Tânia Soares e a secretária de Estado da Inclusão Social, Ana Lúcia Menezes, que na ocasião, representou o governador de Sergipe Marcelo Déda.


 


“É importante os gestores municipais e estaduais participarem das atividades no âmbito popular para dar força ao movimento e ouvir as sugestões e propostas do movimento e, de forma inovadora, os políticos procurarem encaminhar ouvindo principalmente a população”, lembrou.


 


A Conam foi fundada no dia 17 de janeiro de 1982 e completou em 2008 26 anos presente no movimento nacional popular e comunitário, tendo como seu papel organizar as federações estaduais, uniões municipais e associações comunitárias, entidades de bairro e similares.


 


Atualmente, ela aglutina e articula ações com mais de 20 mil entidades representativas de moradores em todo o Brasil. A Conam defende a universalização da qualidade de vida, com especial atenção às questões do direito a cidades, incluindo além da luta pela moradia digna, saúde, transporte, educação, meio ambiente, trabalho, igualdade de gênero e raça e democratização em todos os níveis.


 


Fonte: Prefeitura de Aracajú