Sem categoria

Dez mil chineses vibram na Austrália em passagem da tocha

Mais de 10.000 sino-australianos realizaram nesta quinta-feira a maior manifestação a favor das Olímpiadas em Pequim durante o revezamento internacional da tocha olímpica, levando para as ruas um mar de bandeiras vermelhas e obliterando as manifestações d

A seita, proscrita no ano passado por ter conduzido pessoas à morte, ao proibi-las de consultar médicos, organizou manifestações contra a China por onde a tocha olímpica passou. Desde o início, um reforçado esquema de segurança acompanhou a passagem da tocha por várias cidades do mundo.



Tumultos anti-China e anti-Jogos Olímpicos de Pequim durante as paradas anteriores da tocha despertaram uma onde de patriotismo entre os chineses em casa e no exterior. Nesta quinta-feira, milhares de chineses cantando ''Uma só China'' lotaram o início e o fim do revezamento na capital australiana Canberra.



''Esse é um dia magnífico para a gente mostrar que a Austrália pode ter uma manifestação pacífica. Vendo os protestos no exterior, eu me senti envergonhado pelo comportamentos das pessoas'', disse à Wellington Lee, da Associação Chinesa do Estado de Victoria.



Chineses ocuparam os 16 km do trajeto e centenas de carros passaram pelas ruas de Canberra carregando bandeiras chinesas.