Hamas convoca grande protesto contra bloqueio israelense
A organização de Resistência Islâmica (Hamas) convocou nesta quinta-feira (23) os moradores da Faixa de Gaza a saírem às ruas e participarem de um protesto em massa contra o bloqueio implantado por Israel contra o território palestino.
Publicado 24/04/2008 17:00
O Hamas solicitou aos palestinos que saiam às ruas amanhã, sexta-feira, após as orações da manhã, e se encaminhem até os postos de fronteira com o território israelense para protestar contra o cerco, que deteriora cada vez mais o nível de vida na Faixa de Gaza.
As orações da sexta-feira são de grande importância dentro da religião muçulmana.
Em junho do ano passado o governo de Telavive decidiu montar um rigoroso cerco contra a Faixa de Gaza, depois que a Resistência Islâmica começou a controlar política e militarmente essa região, habitada por cerca de um milhão e meio de palestinos.
O Hamas não reconhece o Estado de Israel e considera legítimo resistir com armas às agressões sionista contra os palestinos. Esse preceito fez com que Israel colocasse a Resistência Islâmica entre sua lista de inimigos, posição também adotada pelo seu aliado estratégico, os Estados Unidos.
Com o bloqueio para forçar o Hamas a ceder em seus posicionamentos, Israel aprofundou ainda mais as restrições e o fornecimento de combustíveis, o que mantém paralisada a vida em Gaza, tanto na esfera produtiva quanto na de serviços.
Até a quarta-feira os palestinos acreditavam que a única usina elétrica funcionando atualmente na Faixa de Gaza fosse parar de funcionar por falta de combustível, mas o governo de Telavive fez uma concessão para evitar o problema e não se sujeitar a alguma crítica internacional.