Sem categoria

Professores entram em greve no Reino Unido

Em protesto contra a política salarial do governo do premiê britânico Gordon Brown, do Partido Trabalhista, cerca de 400 mil professores da rede pública do Reino Unido entraram em greve na manhã desta quinta-feira, paralisando completamente as atividades

Esta é a paralisação mais importante no Reino Unido desde a chegada dos trabalhistas ao poder, em 1997. Esta é a primeira vez em 20 anos que os docentes britânicos fazem greve.



O governo anunciou no início do ano que aumentaria os salários em 2,45%, o que foi recusado pelos professores, que utilizaram a taxa de inflação oficial como argumento para solicitar um aumento de 4,1% nos salários.



A União Nacional de Professores do Reino Unido (NUT, na sigla em inglês) explicou que a decisão de paralisar as atividades não foi tomada sem pensar e assegurou que a paciência dos professores havia chegado ao limite.



Por outro lado, o sindicato anunciou que este será o início de uma onda de manifestações contra a política salarial vigente no país.



Nos últimos meses, as condições salariais dos trabalhadores britânicos foram afetadas pela elevação no preço dos alimentos, do petróleo, da energia em geral e os altos níveis atingidos pela inflação.