Sepror vai reinaugurar fábrica de ração em Benjamin Constant em julho deste ano

Parada desde 2004, a fábrica de ração para pescado de Benjamim Constant (a 1.116 km de Manaus, em linha reta) vai voltar a funcionar. Cinco de julho é a data marcada para a reinauguração da fábrica. Essa fo

A unidade de produção de ração animal tem capacidade para produzir 2,5 mil toneladas por ano. Suas instalações funcionam em um galpão de propriedade da prefeitura e seus equipamentos haviam sido doados pelo Governo do Estado à Diocese do município.


 


A Sepror irá, a partir de agora, organizar um comitê, que será presidido pelo titular da Secretaria de Pesca e Aqüicultura, Geraldo Bernardino, para determinar a melhor maneira de reiniciar os trabalhos. “Antes de reabrirmos a fábrica, precisamos definir de onde virá o milho e a soja que são matérias primas para a ração. Mas esses são apenas detalhes técnicos e não devem influir na reinauguração”, afirma Bernardino.


 


Fomento da produção de grãos


 


A ação da Sepror não se resume à revitalização da fábrica de ração. Paralelamente, a secretaria vai viabilizar junto à Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam) financiamentos para os produtores de grãos da região. De acordo com o titular da Sepror, deputado Eron Bezerra, a intenção é de produzir grãos no próprio município.


 


“O aporte inicial de recursos que a Sepror vai injetar servirá para que a unidade de produção de ração possa ser auto-sustentável, num futuro bem próximo”, explica o secretário. “Vamos oferecer aos produtores, tanto o financiamento para o início da plantação, quanto a compra dessa produção, que será totalmente direcionada à fábrica de ração. Isto é Zona Franca Verde”, garante Eron.


 



De Manaus


Assessoria de imprensa Sepror