Trabalhadores do PR fundam CTB estadual nesta sexta-feira
Dezenas de sindicatos de trabalhadores paranaenses darão início nesta sexta-feira, dia 25, a partir das 9 horas, em Curitiba, à fundação da Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB). O esforço inaugural conta com a participação de federações urbanas e rur
Publicado 24/04/2008 19:07
O evento está sendo organizado pela Fetaep (Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Paraná), que reúne cerca de 250 sindicatos rurais na base; pela Fetiep (Federação dos Trabalhadores na Indústria do Estado do Paraná), que representa cerca 280 mil trabalhadores nas indústrias paranaenses e tem 32 sindicatos filiados; e, pelo Sintrafucarb (Sindicato dos Trabalhadores na Indústria do Fumo, Bebidas e Chocolates), que reúne outros 7 mil trabalhadores. A Central terá forte presença dos trabalhadores rurais e industriais, além dos prestadores de serviços e profissionais liberais. Significará na prática a unidade dos trabalhadores do campo e da cidade, antigo sonho dos classistas.
A CTB paranaense, durante o Encontro Estadual desta sexta, fará um balanço da sua participação na campanha pela redução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais; divulgará o resultado da pressão que ajudou a fazer nesta semana no Congresso Nacional; e convocará uma megaparalisação dos trabalhadores para o mês de maio. No mesmo encontro, a entidade sindical também elegerá sua diretoria.
José Agnaldo Pereira, um dos coordenadores do evento, disse que a CTB nasce no calor da luta em defesa dos trabalhadores, como é o caso da redução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais. Ele informa que entidade que dirige deverá reforçar a convocação de uma megaparalisação no mês de maio. “Vamos debater a data, mas creio que o dia 28 de maio é quase certo”, adianta o dirigente sindical.
Além da manifestação para mês que vem, José Agnaldo irá propor no encontro a realização de uma nova Conferência da Classe Trabalhadora (Conclat), que unifique as centrais sindicais em torno de um projeto unitário de país soberano e democrático. Ele diz ainda que apesar da existência de várias centrais, “os classistas defendem a unicidade sindical na base”.
A Central dos Trabalhadores do Brasil que nasce no Paraná nesta sexta-feira, segundo Célio “Bolinha” Neves, do Sindicato das Indústrias o Fumo, Doces e Bebidas (Sintrafucarb), seguindo diretrizes nacionais, será democrática, classista e independente dos patrões, de governos e dos partidos políticos.
“A CTB defenderá um projeto unitário que vise o desenvolvimento com soberania e valorização do trabalho. Uma central de luta, sem hegemonismo desta ou daquela corrente política. Uma central que vislumbre o socialismo como perspectiva da classe trabalhadora e que coloque as mulheres no mesmo patamar que os homens”, garante Célio Bolina.
Serviço:
Encontro Estadual de fundação da CTB no Paraná
Data: dia 25 de abril, sexta-feira
Local: Av. Silva Jardim, nº. 775, Centro, Curitiba/PR
Auditório da Fetaep – em frente à UTFPR.