Comitê Estadual reunido aprova documentos do PCdoB de Goiás

Ocorreu, neste sábado, 26, a 3ª Reunião Ordinária do Comitê Estadual, no Pappilon Hotel, Setor Oeste, em Goiânia. Foram colocados em pauta para discussão e aprovação, os documentos sobre o Projeto Eleitoral /2008, Finanças (lançamento da Campanha da Ca

 


Neste sábado, o Comitê Estadual se encontrou para a 3ª Reunião Ordinária, das 9h às 17h no Pappilon Hotel, Auditório Tocantins. Dos 39 membros, 24 compareceram e 7 municípios estavam representados.


 


Membro do Comitê Central, Aldo Arantes fez um apanhado sobre Conjuntura e Projeto Eleitoral do PCdoB Nacional, as características progressistas deste segundo mandato do governo Lula. O apoio popular que Lula continua tendo, que esse governo está conseguindo ampliar a classe média, há um crescimento do aumento de consumo da população, a posição desenvolvimentista. Apresentou também que o PCdoB está forte na luta para aprovação das Reformas Democráticas e na Campanha pela redução dos juros. O processo de eleição nas principais capitais do país, e os candidatos (as) prioritários (as). Nova política do PCdoB, seus comitês municipais devem ser ousados, entretanto, estabelecendo metas e prioridades, e apresentar em seu programa eleitoral as principais necessidades da população, buscando sempre uma cidade mais justa e mais humana.



 


O Presidente Estadual do PCdoB, Luiz Carlos Orro, leu o documento político “Eleger os(as) candidatos(as) do PCdoB em Goiás, Reforçar o campo de centro-esquerda no Estado”, com as alterações das movimentações políticas ocorridas desde a Conferência Estadual realizada no fim do ano passado. Trouxe também informações do Encontro Nacional sobre eleições que ocorreu dias 17 e 18 de abril em Brasília.



A juventude trouxe um panorama de suas lutas no interior do estado, na capital e sobre o Congresso Estadual da UJS que deverá ocorrer entre os dias 16 e 18 de maio, em Goiânia, com a participação de cerca de 300 jovens socialistas.



Márcia Alencar, coordenadora da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – CTB, informou sobre a formalização da Central Sindical no Ministério do Trabalho e que tem a tarefa agora do organizar o encontro estadual.



 


Houve a sugestão de se incluir mais informações acerca da luta do campo no documento do partido, visto que, segundo ele, há 115 sindicatos rurais filiados a FETAEG, 100 mil propriedades rurais no estado, 300 mil trabalhadores no campo, 40 mil assalariados rurais e uma grande mobilização de assentamentos em Goiás. E informou que ocorrerá entre os dias 12 e 16 de maio, uma grande mobilização em torno do Grito da Terra.


 



Outros membros do PCdoB, fizeram os depoimentos de acordo com sua área  e seu município colocando as movimentações acerca das partidos que se estão buscando alianças, suas necessidades e desafios.


 



Após o almoço, e as intervenções, foram aprovados, com alguns acréscimos, os documentos do Comitê Estadual, como de Finanças, apresentado pelo Secretário, Honório Ângelo da Rocha. A Resolução / 001 – 2008 que trata Das Convenções Eleitorais do PCdoB/Goiás. Aprovada também o Regulamento do Sistema de Direção do PCdoB em Goiás, e também a Comissão de Controle (Ubaldo de Jesus Barbosa, Ana Carolina Barbosa e João Pires Júnior). Para finalizar, houve informes sobre o Encontro Estadual sobre Eleições 2008 que se realizaria no próximo dia 27, das 9h às 13h, na Assembléia Legislativa de Goiás.



De Goiânia,



Eliz Brandão
Secretária de Comunicação
PCdoB – GO