Sem categoria

Peru: Humala denuncia instalação de bases militares dos EUA

Surgem novas denúncias sobre a eventual instalação de uma base militar norte-americana em território peruano. Alguns indícios seriam a presença regular de tropas estadunidenses na selva e a flexibilização de uma norma que permite a entrada, sem controle l

Ele denunciou a existência na selva de seu país de uma base militar dos Estados Unidos que, se valendo da aplicação do Plano Colômbia, busca controlar os recursos naturais na Amazônia. “O que já existe na selva peruana é uma base dos Estados Unidos que está a caminho de fixar sua residência”, alertou Humala.



Acrescentou que as bases implantadas “podem ser fixas ou móveis, e o que está acontecendo é que no interior dos quartéis da Marinha e possivelmente também da Força Aérea, oficiais e pessoal técnicos militares dos Estados Unidos estejam instalados e despachando”.



Segundo o líder opositor, para instalar uma base não é necessário entrar com tropas, quando se trata do tema de manejo de recursos naturais na Amazônia. “Não necessitam tropas armadas, então digo que aqui, de forma suspeita, o Executivo desligou o controle para a entrada de pessoal militar”, expressou.



A primeira vez que tropas norte-americanas operaram no Peru foi há 21 anos com a instalação de uma base antidrogas na selva, durante o primeiro governo de Alan García. Agora em seu segundo mandato, a história poderia se repetir.



“O que Alan García precisa é que entre dinheiro no país, de qualquer maneira. Para os Estados Unidos é uma necessidade também ter uma base militar na região e assim afiançar suas políticas imperialistas no controle direto do que é uma zona estratégica no mundo, a Amazônia”, disse o líder nacionalista.



De acordo com a denúncia de Humala, “é um plano concebido com antecipação”. Há um ano se modificou a classificação que regula a entrada de militares estrangeiros ao país.



Fonte: Agência Adital