Sem categoria

Dados trimestrais do PIB americano indicam recessão

Embora a economia dos Estados Unidos tenha registrado expansão de 0,6% no primeiro trimestre deste ano, dados como o gasto do consumidor e o enfraquecimento do setor imobiliário apontam para uma recessão, de acordo com primeira estimativa do Produto Inter

O resultado mostra que a economia norte-americana cresceu mais que o esperado no início de 2008, ajudada pelo aumento dos estoques que compensou a deterioração do setor imobiliário e o gasto menos vigoroso dos consumidores. 



Analistas de Wall Street previam que a expansão seria de 0,2%. No quarto trimestre do ano passado, o crescimento do PIB dos EUA foi de 0,6%. Em 2007, a expansão da economia americana foi de 2,2%, a menor taxa anual desde 2002.



Apesar do desempenho acima do previsto, detalhes do relatório sobre o PIB refletem o enfraquecimento que analistas temem que provocará uma recessão. O dado do primeiro trimestre ainda será revisado duas vezes nos próximos meses.


 


O gasto do consumidor, que corresponde a dois terços da atividade econômica, cresceu na menor taxa desde o segundo trimestre de 2001, quando a economia estava em recessão. O crescimento foi de 1%, ante 2,3% no quarto trimestre do ano passado.



O enfraquecimento no setor imobiliário foi ainda mais gritante. Os gastos com construção residencial despencaram 26,7%, a queda mais forte desde o final de 1981.