Sem categoria

Executivo admite que Globo deve passar controle Net a Telmex

Caso o PL 29 seja aprovado da forma como está, já existe um acordo entre a Globo e a Telmex para passar formalmente o controle da Net – “hoje feito fora da lei” – para o grupo mexicano. É o que revela o jornal Hora do Povo, com base numa revelaçã

“Há um acordo entre a Globo e a Telmex que prevê que, assim que ocorra a mudança da lei, a Globo venderá 2% das suas ações para a Telmex, deixando esta com o controle acionário da Net”, deixou escapar Felix, mesmo sorrateiramente. “Essa opção já está assinada e acordada entre os acionistas”, agregou o executivo, conforme o Hora do Povo.


 


O caso da Net é semelhante ao da compra da TVA pela Telefônica. Ambas (Net e TVA) já estão de fato sob o controle de teles estrangeiras – o que é proibido pela Lei do Cabo -, mas encontram-se sob disfarce através de cruzamentos acionários ou acordos de acionistas.


 


A Telmex tem na prática 62,49% das ações ordinárias (capital votante) da Net. São 37,5% diretamente e 24,99% indiretamente, já que possui 49% da GB, que controla 51% do capital da distribuidora. Já a Telefónica comprou 86,7% das ações preferenciais da TVA, e a Directv/Sky também é propriedade de empresas estrangeiras (leia-se Murdoch).


 


O controle real de tais empresas demonstra que a alegação central do deputado Jorge Bittar para abrir o setor à atuação das teles estrangeiras e grupos estrangeiros – ou seja, de que a entrada destes aumentaria a competição e reduziria o custo das assinaturas – é nulo.


 


Os conglomerados já monopolizam o setor e têm sido a barreira principal para que ele se expanda. TVA e Net, além disso, são as principais operadoras de TV por assinatura do país.


 


Da Redação, com informações do Hora do Povo