Sem categoria

PC de Cuba realizará 6.º Congresso em fins de 2009

O presidente cubano, Raúl Castro, 76, anunciou, na noite de segunda-feira (28), que o Partido Comunista de Cuba realizará seu 6.º Congresso no segundo semestre de 2009.

“Será uma oportunidade magnífica para meditar coletivamente sobre a experiência destes anos de revolução no poder e projetar a política do partido em relação aos diferentes setores de nossa sociedade”, afirmou Raúl num encontro do Comitê Central do PC.



Raúl ressaltou que o partido precisa estabelecer rumos e estratégias, até mesmo “para quando já não estejam por aqui as gerações históricas”.



A 6.ª reunião plenáriado Comitê Central foi realizada na segunda-feira e analisou temas relacionados com o funcionamento da organização, com o desenvolvimento do país e o complexo panorama internacional.



Pouco antes de finalizar a reunião, Raúl informou que o Bureau Político considerava necessário realizar o 6.º Congresso do Partido. Assinalou que na reunião efetuada nessa mesma manhã se propôs ao Comitê Central realizá-lo em finais do ano próximo, mas a convocatória oficial será divulgada no momento oportuno.



A reunião plenária elegeu Ramiro Valdés, emblemático dirigente da Revolução, para o Bureau Político, onde ocupou um assento até 1992.



Valdés, de 75 anos, é um dos três Comandantes da Revolução (honorífico), membro do Conselho de Estado, ministro da Informática e Comunicações, e um dos mais próximos a Fidel e Raúl Castro desde a tomada do quartel de La Moncada em 1953.



Segundo o jornal Granma, também foram eleitos para o principal órgão do PCC o general Alvaro López Miera, de 64 anos, chefe do Estado-Maior das Forças Armadas Revolucionárias (FAR), e Salvador Valdés Mesa, de 62 anos, secretário-geral da Central de Trabalhadores de Cuba.