Sem categoria

Aécio diz torcer para PSDB lançar Alckmin em São Paulo

O governador de Minas, Aécio Neves (PSDB), disse neste sábado (3) que vai torcer “como amigo” pela candidatura do ex-governador paulista Geraldo Alckmin a prefeito de São Paulo pelo PSDB. O Diretório Municipal do PSDB se reúne na segunda-feira (05) para a

“Como amigo, claro que eu torço por ele. Mas essa é uma decisão que o Diretório Municipal do partido em São Paulo deverá tomar”, disse Aécio. O mineiro afirmou que Alckmin possui as qualidades necessárias para encabeçar essa chapa. “Alckmin é um homem público com todas as condições de ser candidato a todos os postos. É um privilégio não só para São Paulo capital, mas para o estado de São Paulo e para o Brasil ter a possibilidade de ter um gestor como o Geraldo.”


 


Mas ele fez questão de afirmar que a decisão cabe ao Diretório Municipal. “É claro que essa é uma decisão do Diretório Municipal de São Paulo e que nós, de outros estados, devemos aguardar com cautela.”


 


Sobre a disputa presidencial de 2010 — em que aparecem os nomes de Aécio e do governador de São Paulo, José Serra (PSDB) —, Aécio disse que é cedo para tratar desse assunto. “Nós estamos ainda no ano de 2008. Se projetarmos o 2010 agora é, no mínimo, um risco muito grande. Nós temos ainda muita coisa para acontecer.”


 


“Tranqüilo”


 


Alckmin disse, também neste sábado, que está tranqüilo sobre a reunião do Diretório Municipal do partido. Se o PSDB decidir pela candidatura própria, o partido deve disputar o primeiro turno separado do DEM — que tentará a reeleição do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab.


 


“A Executiva determinou por unanimidade a proposta. Está tudo tranqüilo. O processo está correndo com naturalidade”, respondeu ele quando questionado sobre a reunião de segunda-feira (05).  Alckmin afirmou que sua expectativa é positiva para o encontro.


 


“Estou bastante animado. Decidido isso na segunda-feira, já nos debruçamos sobre o programa de governo e sobre as questões que interessam à população”, afirmou ele após participar do velório do deputado federal Ricardo Izar (PTB-SP), na Assembléia Legislativa de São Paulo.


 


Sobre a possibilidade de fechar uma aliança com o DEM, Alckmin afirmou que respeita a decisão do partido. “Respeitamos os partidos. As legendas seguem seus rumos. E ainda há segundo turno. Estou absolutamente tranqüilo e zen.”


 


Para Alckmin, o PSDB tem de ser cabeça de chapa na eleição. “O PSDB, pela força do partido, é evidente que quer liderar a chapa. Estamos absolutamente animados com a campanha. Acho que tenho condição de fazer bom trabalho em benefício da população.” Apesar de defender a candidatura própria do PSDB, Alckmin disse que sempre há possibilidade de fechar uma aliança com o DEM. “Vamos fazer, se Deus quiser, essa aliança.”


 


Acordo com PTB


 


Se a união com o DEM está complicada, Alckmin está prestes a ganhar um forte aliado em São Paulo. O presidente do PTB, Roberto Jefferson, afirmou que a aliança do partido com Alckmin está praticamente fechada. Segundo ele, a aliança será selada pelo presidente estadual do PTB-SP, Campos Machado.


 


“Em São Paulo, o PTB é mais próximo do Alckmin. O Campos Machado já me disse que a aliança está praticamente selada. Está definitivamente selada”, afirmou. Segundo Jefferson, o PTB negocia com Alckmin a indicação de um vice na chapa encabeçada pelo tucano. “Há intenção de o PTB sair como vice, mas isso está em negociação.”


 


Da Redação, com informações da Folha Online