Atividade física com saúde e cidadania no Agita Sobral 2008

Aumentar o nível de conhecimento da população e o nível de atividade física para melhor qualidade de vida. Essa foi a tônica da solenidade de abertura do programa Agita Sobral 2008, que contou com a participação de comunidades e parceiros, no Centro de Co

Destinado ao fortalecimento de uma cultura de atividade física e promoção à saúde, o Agita Sobral lançou neste ano sua temática, que reforça o conceito de mudança de estilo de vida com mais atitude e cidadania.



“Esse é o caminho para saúde do corpo e da mente, mantendo nossos cidadãos ativos e saudáveis”, destacou o Secretário de Saúde do Ceará, João Ananias, um dos convidados do evento. O desafio de fortalecer políticas públicas voltadas à saúde da população foi lembrado pelo prefeito de Sobral Leônidas Cristino, que destacou a importância do Agita Sobral até mesmo para sustentabilidade de outros programas e ações voltados à saúde das comunidades. “A meta é trabalharmos juntos essas ações, de forma integrada, ampliando nossos conceitos e atitudes”, afirmou Leônidas.



A integração de projetos e ações municipais também foi ponto forte do discurso do Secretário do Esporte e Juventude de Sobral, Gilvan Paiva. “O Agita Sobral desde 2001 vem construindo uma cultura de atividade física em nossa cidade e consolidando-se cada vez mais nessa gestão, em todas as áreas. Esse é mais um programa que torna Sobral referência em políticas públicas efetivas em nosso município”, afirmou Gilvan Paiva, que lembrou ainda a importância do Agita Sobral e seu caráter de integração com outros programas fundamentais para o município, a exemplo dos programas Segundo Tempo e Esporte e Lazer da Cidade.



Participaram também do lançamento do Agita Sobral Lily Cristino, primeira-dama de Sobral; o assessor técnico do Agita São Paulo, o educador físico Timóteo Leandro; o Secretário da Saúde e Ação Social de Sobral, Carlos Hilton Soares; o coordenador do curso de Educação Física da UVA, Lyryal Rolim; além de agentes comunitários de saúde, agentes de esporte, acadêmicos e instituições parceiras do Programa.



 
Comunidade e educadores físicos falam sobre o Agita Sobral 2008



 
“Sou agente de saúde e, na minha comunidade, acho que a atividade física com qualidade pode e tem melhorado a vida de pessoas em todas as idades. Vim para me reciclar” – Francisca Maria Santos, agente de saúde.        


“Acredito na mudança de vida de nossas comunidades em relação à atividade física. O Agita Sobral nos faz ver que os exercícios podem ser feitos com prazer, com cidadania, sem aquele sofrimento de academia, nada disso” – Rubens Santos, estudante.


“Eu vim porque quero melhorar o que tenho feito no meu trabalho diário, junto à comunidade, ampliar meu conhecimento sobre atividade física. O Agita Sobral vem nos dar um norte, somar com as ações dentro das comunidades” – Ronaldo Holanda, bombeiro e coordenador de núcleo do Programa Segundo Tempo 


 


“O Agita Sobral promove fortes ações de sensibilização das nossas comunidades à prática da atividade física como mudança de comportamento, de vida, de melhorias à saúde” – Roselane Lomeo, educadora física do CAPS e professora da UVA


 


 


 


Fonte: Prefeitura Municipal de Sobral