Sem categoria

Irã apresenta na ONU protesto contra Hillary Clinton

O Irã apresentou um protesto perante as Nações Unidas contra a candidata democrata à presidência dos Estados Unidos, Hillary Clinton, por ela ter ameaçado de “aniquilar” o país caso ele lance um ataque com nucleares contra Israel. O protesto foi apresenta

A senadora democrata fez a ameaça ao Irã durante uma entrevista divulgada pela rede ABC na semana passada. “Quero que os iranianos saibam que, se for presidente, atacaremos o Irã se ele atacar Israel. Nos próximos dez anos, período no qual possam pensar, visto sua loucura, em atacar Israel, podemos ter condições de aniquilá-los”, disse Hillary.


 


O Irã advertiu que a frase de Hillary é “provocativa, sem motivação, irresponsável e um flagrante de violação a Carta das Nações Unidas”. O governo iraniano nega que esteja realizando um programa nuclear com propósitos militares, como afirmam os Estados Unidos.


 


Carta


 


Na carta ao secretário-geral da ONU, datada de 30 de abril, Mehdi Danesh-Yazdi disse que a senadora havia “ameaçado usar de força contra a República Islâmica do Irã” de maneira injustificável e sob pretextos falsos e equivocados. O Irã enfrenta sanções da ONU por se recusar a suspender seu programa de enriquecimento de urânio.


 


“Além disso, eu desejo reiterar a posição do meu governo de que a República Islâmica do Irã não tem intenção de atacar nenhuma outra nação”, acrescentou o embaixador. “Entretanto… o Irã não hesitaria a agir em legítima defesa para responder a qualquer ataque contra a nação iraniana e tomar medidas defensivas apropriadas para se proteger.”


 


Os Estados Unidos e outros países acusam os iranianos de desenvolver seu programa nuclear com o objetivo de criar armas do tipo. O governo iraniano, porém, afirma que só busca a tecnologia para fins pacíficos.