Sem categoria

Petrobras registra recorde de exportação de petróleo

A Petrobras atingiu o recorde de exportação de 532 mil barris por dia (bpd) de petróleos nacionais, totalizando 15 milhões e 965 mil barris no mês de abril de 2008. Esse recorde superou a marca anterior, que era de 484 mil bpd, ocorrida em novembro de 200

Os destinos foram as regiões do Golfo Americano, Costa Oeste dos Estados Unidos, Caribe, América do Sul, Europa e China. Os embarques foram feitos a partir dos terminais oceânicos da área de Exploração e Produção e dos terminais de Angra dos Reis (RJ) e São Sebastião (SP). Vale destacar que além do desafio volumétrico, a complexidade logística foi ainda maior pela necessidade de combinação de diferentes tipos de óleos em um mesmo embarque, visando agregar valor para a companhia.


 


A Petrobras diz que “essa marca é resultante do trabalho conjunto e integrado da Petrobras, resultando em uma receita da ordem de US$ 1,72 bilhões, contribuindo de forma expressiva para o saldo da balança comercial brasileira”. O secretário de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Welber Barral, porém, responsabilizou nesta sexta-feira a greve dos fiscais da Receita Federal — iniciada em 18 de março — pela redução do volume de exportações e importações registrado na balança comercial brasileira.


 


Segundo ele, números deixaram de ser registrados — há um total de US$ 1,2 bilhão não contabilizado de venda de petróleo (apenas no mês de abril) em decorrência da paralisação. Barral também inclui na lista de não-contabilizados a soja em grão, farelo de soja e minério de ferro.