Sem categoria

CTB participa de várias manifestações no RS

Mais de mil trabalhadores percorreram as ruas de Porto Alegre, hoje (28), no “Dia Nacional de Luta e Mobilizações”. Os trabalhadores também entregaram ao superintendente regional da SRTE, Heron de Oliveira, um documento em que explicam os benefícios da re

Para Guiomar Vidor, presidente da CTB-RS, o país vive uma importante fase com os indicadores sociais e econômicos registrando um importante crescimento, que permite uma redução da jornada até maior que 4 horas semanais. Somente no Rio Grande do Sul a redução da jornada de trabalho permite a geração imediata de 170 mil novos postos de trabalho.


 


A CTB-RS avalia que o “Dia Nacional de Luta e Mobilizações”, que unifica as centrais sindicais brasileiras, pode ser o estopim para a retomada das lutas e grandes manifestações de rua do movimento sindical, que poderá culminar com uma greve geral pelas 40 horas semanais.


 


Documento das centrais


 


Cerca de mil trabalhadores caminharam oito quilômetros, do Monumento ao Laçador (em frente ao Aeroporto) até a Superintendência Regional do Trabalho (DRT), na Avenida Mauá. Logo após o início da caminhada, também começou uma chuva fina, e, no final do trajeto, a chuva ficou mais intensa, mas não dispersou os participantes.


 


Em frente ao órgão regional que representa o Ministério do Trabalho, os trabalhadores foram recebidos pelo superintendente Heron Oliveira, que recebeu das quatro centrais sindicais um documento com os argumentos que justificam a reivindicação da redução da jornada de trabalho.  


 


Jornada de trabalho


 


Oliveira declarou apoio às reivindicações das centrais. O superintendente disse que nos países mais desenvolvidos já foi adotada a redução da jornada de trabalho. Ele também registrou que na fiscalização é verificado o grande desrespeito das empresas com a jornada de trabalho. “Os trabalhadores precisam de mais tempo para o convívio familiar e para o lazer, isso irá significar mais alto-estima e melhor qualidade de vida”, garantiu.


 


Oliveira enalteceu o trabalho desenvolvido pelas centrais e a organização da marcha que mesmo com tempo ruim realizou a caminhada. O superintendente finalizou dizendo que acredita que as manifestações feitas em todo país deverá sensibilizar os deputados que deverão votar a redução da jornada de trabalho.


 


Unidade das centrais


 


Guiomar Vidor disse que a manifestação foi boa “apesar do tempo ruim”, e destacou a participação dos comerciários do Estado e da CTB-RS. Ele, que também é presidente da Fecosul, disse que as centrais conseguiram construir um ato unitário significativo por uma luta justa que é a redução da jornada de trabalho. “Esta luta busca também o fim do banco de horas e a limitação das horas extras, o fim do fator previdenciário e a aprovação das convenções 151 e 158 da OIT”, explicou.


 


Outro destaque de Vidor é para a unidade das centrais que garantiu o sucesso da atividade. Ele acredita que este foi apenas o começo de uma grande jornada de lutas que deverá ser desencadeada no sentido de garantir conquistas.


 


Boa  receptividade


 


A CTB-RS participou com grande número de manifestantes em Porto Alegre e também nos atos que aconteceram no interior do Estado. Em Pelotas, trabalhadores fizeram panfletagem no Calçadão. Em Caxias do Sul, na Serra, sindicalistas e trabalhadores caminharam pelo centro até a praça Dante Alighieri, onde realizaram ato público.


 


Em Caxias do Sul, o ato reuniu cerca de 500 pessoas, e foi considerado bom pelos organizadores. A presidente do Sindicato dos Comerciários, Ivanir Andreis, disse que os municípios da regional Serra da Fecosul marcaram presença. “Caminhamos pelas ruas da cidade, entregamos um documento na subdelegacia da DRT e tivemos boa receptividade e interesse dos trabalhadores”, afirmou Ivanir.


 


Boa aceitação


 


Os sindicalistas também entregaram um manifesto ao Gerente Regional do Trabalho, Ricardo Luis Brandt, explicando a posição das entidades representativas dos trabalhadores no município e região. O gerente do trabalho recebeu o documento e disse que o Ministério do Trabalho apóia a organização dos trabalhadores que estão quebrando barreiras em torno de um único objetivo.


 


“Vamos encaminhar o documento a Superintendência do Ministério do Trabalho do Rio Grande do Sul que vai fazê-lo chegar ao Ministério do Trabalho, em Brasília, para que reforce ainda mais a luta dos trabalhadores pela redução da jornada,” informou Brandt.


 


Já em Ijuí o tempo prejudicou o manifesto, e os sindicalistas se concentraram na Praça. Segundo a presidente do Sindicato dos Comerciários, Rosane Simon, foram distribuídos panfletos informando a população sobre a redução da jornada. Rosane destaca a boa aceitação da população e a repercussão na mídia local.


 


De Porto Alegre,
Sônia Corrêa e Márcia Carvalho.


 


De Caxias do Sul,
Diva Andrade