Sem categoria

País pode figurar entre os 20 maiores exportares do mundo

O cumprimento da meta de elevar a participação do Brasil nas exportações mundiais de 1,1% para 1,25%, como prevê a Política de Desenvolvimento Produtivo, vai significar “ganhar algumas posições no ranking”, afirmou nesta quarta-feira o ministro interino d

Segundo ele, ao atingir a meta, o país passará da 24ª posição que ocupa atualmente para a 18ª ou 17ª, dependendo da evolução e do desempenho dos demais países.



No acumulado dos últimos 12 meses, até a quarta semana de maio, as exportações brasileiras totalizaram US$ 170,2 bilhões, 16,4% a mais do que no período anterior.



Ramalho lembrou que 52,8% das exportações do País são produtos manufaturados e o restante pode ser considerado commodities agrícolas e minerais.



Os Estados Unidos continuam como principal parceiro comercial do Brasil, com 14,% das exportações. “Mais de 80% das exportações estão distribuídos entre mais de uma centena de países”, aponta o ministro.



Ivan Ramalho participa dos debates do 20º Fórum Nacional, que o Instituto Nacional de Altos Estudos (Inae) promove até a próxima sexta-feira no auditório do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no Rio de Janeiro.



Fonte: Agência Brasil