PCdoB discute políticas para o Lazer e Esporte
Na noite de terça-feira, o Partido Comunista do Brasil (PCdoB) reuniu na Afusoeste professores e pessoas ligadas à prática de esportes para debater propostas para o plano de governo do partido na área de Esporte e Lazer.
Publicado 28/05/2008 21:00 | Editado 04/03/2020 17:14
O professor e ex-secretário de Esportes, Ademir Bazzotti, fez uma explanação inicial sobre a situação atual nessa área em Chapecó. Bazotti afirmou a necessidade da política esportiva ser ampla, com o trabalho também voltado para a base e não apenas para o esporte de rendimento. Também foram apresentados alguns dados como a redução de entidades e atividades esportivas beneficiadas pela Prefeitura e a não renovação do programa Segundo Tempo que atendia cerca de 400 crianças no município.
Durante o debate, foram apresentadas algumas propostas e sugestões para a política de esportes que o PCdoB irá defender. De acordo com os participantes, a política de esportes tem que ser feita através de um planejamento que pense no coletivo e não para resolver problemas isolados, além de se pensar no esporte adaptado, na terceira idade e nas pessoas que praticam esportes sem visar a competição.
Um dos professores participantes, Paulinho Rosa, afirmou que o esporte deve ser encarado como forma de desenvolvimento humano pois influencia diretamente no caráter e na personalidade daqueles que praticam. “É preciso ter professores capacitados para ensinar esportes como uma mudança de vida e para isso é necessário ter prática de esporte aliada a um projeto pedagógico”, ressaltou Rosa.
O Esporte adaptado para pessoas com deficiência também fez parte do debate e teve como sugestão a necessidade da Secretaria de Esportes ter um setor responsável e comprometido, que planeje o treinamento e o cronograma de atividades desse tipo de esportes. “Que o esporte adaptado seja uma das prioridades e não fique apenas “laçando” atletas em véspera de Parajasc”, afirmou um dos participantes.
Para o vereador e pré candidato a prefeito, Paulinho da Silva, o debate contribui com muitas sugestões de propostas efetivas para o plano de governo do PCdoB e também auxiliou no conhecimento de muitas necessidades que essa área apresenta em Chapecó.
Flávia R. Durgante
Chapecó-SC