Sem categoria

Vice convoca membros do PCCh a liderar socorro a vítimas

O vice-presidente da China, Xi Jinping, pediu aos membros do Partido Comunista da China (PCCh) que liderem os trabalhos para aliviar as conseqüencias do terremoto que já matou mais de 67 mil pessoas na província de Sichuan.

Xi, que também é membro do Comitê Permanente do Birô Político do Comitê Central do PCCh, fez essa convocação na última terça-feira (27), ao presidir uma reunião para a construção do partido.



O dirigente afirmou que o trabalho de socorro “se encontra em uma etapa crucial”, duas semanas depois do terremoto que sacudiu a província de Sichuan, no sudoeste da China, e enfatizou que todos os membros do partido deven estar nas primeiras linhas das fileiras de socorro.



O departamento de organização do COmitê Central do PCCh ordenou aos orgãos organizativos do partido, de todos os níveis, mobilizar rapidamente todos os membros e funcionários do partido a nível básico para participar no trabalho de assistência.



Até o domingo, aqueles que trabalham no governo central e nos departamentos do PCCh, assim como os filiados da cidade de Pequim, doaram 868 milhões de yuanes (cerca de US$ 124 milhões) às áreas devastadas pelo terremoto.



“O tremor foi uma prova prática e direta para os membros, funcionários e organizações do partido”, comentou Xi.



“Os orgãos do PCCh devem fazer planos amplos e levar em consideração todos os fatores, incluindo o salvamento de vidas, a entrega de materiais, a prevenção de epidemias e a reconstrução”, explicou.



Xi exortou os membros e funcionários do partido a serem “verdadeiros pioneiros na luta contra as seqüelas do sismo e liderar as pessoas no trabalho de socorro”, acrescentando que “a assistência deve ser realizada de maneira organizada”.



Além disso, pediu aos membros e funcionários do partido nos setores de assuntos civis, saúde pública, educação, transporte e justiça, que cumpram seus respectivos deveres.



He Guoqiang, secretário da Comissão Central de Controle Disciplinar do PCCh, pediu aos orgãos disciplinadores de todos os níveis que intensifiquem a supervisão em relação ao cumprimento da disposição central do partido para o socorro nas áreas afetadas pelo desastre.



Ao assistir a reunião, He solicitou aos orgãos disciplinadores que velem pelo armazenamento e gerenciamento de fundos e materiais arrecadados para os trabalhos de ajuda, e para que sancionesm seriamente qualquer desfalque ou malversação de fundos e materiais.