CTB/RN e centrais sindicais protestam pela redução da jornada de trabalho

O ato da última quarta-feira (28), onde reuniram-se CTB, CUT, Força Sindical, CGTB e UGT, junto aos seus sindicatos e federações filiados, como o Sindpetro, Sintect, Fetarn, Sindcalçados, Sindconfecções, Sintserp, Sinte, Sinsenat, Sincomerciarios, Sindmet

Além da redução da jornada de trabalho, de 44h para 40h semanais, os manifestantes reivindicavam o fim do fator previdenciário, que reduz o valor das aposentadorias, e a ratificação das convenções 151 e 158 da Organização Internacional do Trabalho, que estabelecem aos servidores públicos o direito à negação coletiva e coíbe o uso da demissão sem motivação declarada.



A CTB/RN começou as atividades do dia 28 em parceria ao Sintserp (Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público de Parnamirim) paralisando durante toda manhã a Maternidade Municipal por melhores condições de trabalho, ajustes salariais e incorporação de gratificações, houve também panfletagens nos CDD´s do Correios, organizado pela direção do Sintect/RN.



Na Petrobras, o Sindpetro/RN, junto com a CBT/RN realizaram assembléias na ETB, na Fazenda Pocinhos, na Sede Natal, na B34; fizeram também Assembléia e distribuição na base de Guamaré, na S7 e na CAM. Por iniciativa da CTB/RN e dos petroleiros foi realizado também ato público em Mossoró, com concentração na Praça do Pax.



Para João Oliveira, presidente da CTB/RN ‘o ato serviu para provar que a unidade das centrais é possível na medida que se encontra uma agenda de mobilização que prevaleça a unidade por melhores condições de trabalho, que no dia de hoje está representado na redução da jornada de trabalho para 40 horas’.



Já Moacir Soares, Presidente do Sintect/RN e diretor de Comunicação da CTB/RN, defendeu que ‘as centrais precisam agendar atos e palestras com os autores do projeto de lei da Redução da Jornada, os senadores Inácio Arruda (PCdoB/CE) Paulo Paim (PT/RS), que quando ainda eram deputados, apresentaram o projeto em nome do movimento sindical brasileiro’.



De Natal, Jan Varela.