RN: Professor de escola estadual é reconhecido nacionalmente

Como resultado de muito trabalho, o professor de química João Batista Sousa Costa, da Escola Estadual Dom Nivaldo Monte, ganhou prêmio de reconhecimento nacional. Ele foi um dos três agraciados na categoria Rede Estadual do Prêmio Nacional Luís Eduardo Ma

O prêmio de 15 mil reais que é dado aos professores tem como objetivo estimular novas metodologias de ensino para favorecer a qualidade da educação no país. E estar sempre repensando a metodologia de ensino é uma das preocupações do professor João Batista, que este ano, por exemplo, está ensinando química orgânica a partir do último desfile da Grande Rio que teve como tema o gás natural. ‘‘O enredo da Grande Rio fala da origem do universo, da origem do gás natural, das civilizações que o utilizaram, como a persa e a babilônica. Então o conhecimento está colocado ali de maneira interdisciplinar’’, conta.



 


O valor do prêmio irá integralmente para a conta do professor e ele, por sua vez, diz que vai investir a quantia em sua formação. ‘‘Pretendo comprar a versão mais atualizada da enciclopédia Barsa e adquirir um laptop, que eu acho que deve ser o sonho de consumo de todo professor, planejar sua aula em um daqueles. Também vou pagar algumas dívidas’’, diz exibindo um sorriso de ponta à ponta.



 


Para concorrer ao prêmio, os professores tinham que escrever um projeto sobre seu método de ensino, comprovando-o com fotos, gráficos, avaliações diagnósticas dos alunos, entre outras exigências. Além de tentar inovar sempre, João Batista utiliza também os horários de final de semana com seus alunos sem receber nenhum extra por isso.




 


Fonte: Diário de Natal de 30/05/08.