Segundo Tempo beneficia jovens com necessidades especiais
“Com o futsal me sinto feliz, tenho mais saúde, estudo mais também agora que antes”, conta Davi da Silva Freitas, 19 anos, um dos 100 jovens com necessidades especiais beneficiados com o Programa Segundo Tempo na escola da Associação de Pais e Amigos dos
Publicado 20/06/2008 14:43 | Editado 04/03/2020 16:36
Davi Freitas faz parte de uma turma realmente especial que pode ser vista todos os dias na quadra de esportes da APAE. É a turma do futsal masculino, que joga com habilidade e senso de equipe, empolgando quem está na arquibancada. Eles integram a equipe de futsal da escola há três anos, recebem reforço pedagógico e alimentar através do Programa.
Graças ao Segundo Tempo, desenvolvido pela Secretaria do Esporte e Juventude, foi possível ampliar e ainda oferecer acesso ao esporte educacional pela primeira vez a crianças e adolescentes que necessitam de um acompanhamento especial em seu desenvolvimento. No total, são cerca de 300 jovens especiais atendidos pelos 50 núcleos do Programa no Município. No Núcleo da APAE, os jovens têm oportunidade de praticar também modalidades como vôlei, basquete, handebol, tênis de mesa, xadrez, caminhada e atletismo, com atividades de segunda à sexta, nos turnos manhã e tarde.
“Eles ganham benefícios físicos e mentais, ao mesmo tempo em que se divertem, se desenvolvem”, define a monitora Rogiane Mendes, que acompanha e orienta a turma do futsal. “Uns não sabiam andar, caíam facilmente, tinham dificuldades com coordenação motora, equilíbrio. Fazemos exercícios adequados, trabalhamos com estímulo, incentivo”. Rogiane Mendes está no Programa há três meses, após a renovação do convênio entre Ministério do Esporte e Prefeitura Municipal de Sobral. O Município comemora este ano o quarto convênio do Segundo Tempo e uma nova chance de garantir várias possibilidades de inclusão e desenvolvimento sócio-cultural para um número maior de jovens. A partir de 2008, dez mil crianças e adolescentes passaram s ser integradas às atividades do Programa; antes eram seis mil.
Para o pequeno comerciante Luciano do Nascimento, a vida de seu filho Cristiano, de seis anos, está melhor depois que ele ingressou nas atividades do Programa. “Estou realmente muito satisfeito porque meu filho se desenvolve bem na educação física que recebe”, conta Luciano. Os resultados já podem ser vistos em outras crianças, segundo a monitora Regiane Mendes. Neste ano,20jovens da APAE participam dos Jogos Escolares Sobralenses (JES), que começam no dia 19 de junho. “Nosso grupo do futsal participará dos JES e ainda das Paraolimpíadas em Juazeiro do Norte, em agosto que vem”, conta feliz o aluno Dernival de Oliveira, que também faz parte do grupo de jovens assistidos pelo Programa Segundo Tempo na APAE.
Fonte: Sejuv/Sobral