Primeira etapa do Projeto Rosalina está sendo concluída
As moradias que beneficiarão as primeiras 500 famílias da comunidade Rosalina já estão em fase de conclusão.
Publicado 19/07/2008 12:18 | Editado 04/03/2020 16:36
No total, a Prefeitura de Fortaleza, através da Fundação de Desenvolvimento Habitacional de Fortaleza – Habitafor, beneficiará a comunidade Rosalina com 1.807 unidades habitacionais, favorecendo cerca de 9.000 pessoas da comunidade Rosalina, que fica bem no Parque Dois Irmãos, na Regional VI. Contudo, a primeira etapa do empreendimento já está em fase de conclusão, e consta de 500 novas casas que trarão dignidade a aproximadamente 2.500 pessoas.
Além das primeiras novas unidades em acabamento, a comunidade já se alegra com a finalização da infra-estrutura completa do conjunto, que conta com saneamento, pavimentação e iluminação. Após 10 anos enfrentando diversos problemas sociais, agora, a comunidade passa por mudanças em várias áreas e torna-se a Nova Rosalina, que já vê concluídos também o Centro Comunitário e a Estação de Tratamento de Esgoto.
Maior do que o município de Nova Jaguaribara, o habitacional dispõe, ainda, de projetos de inclusão, onde os moradores, em parceria com a Prefeitura de Fortaleza, buscam o desenvolvimento da Educação, Saúde e Segurança. Um exemplo é a EMEIF Infante Rosalina Rodrigues, equipamento padrão MEC, entregue recentemente à população, atendendo a mais uma demanda do Orçamento Participativo – OP.
O financiamento para a construção do conjunto, no valor de R$ 33 milhões, é do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES, através dos programas Pró-Moradia e Pró-Saneamento, tendo como o órgão operador a Caixa Econômica Federal.
Prefeitura de Fortaleza já garante moradia digna a cerca de 185.000 pessoas
Pela primeira vez, a Prefeitura de Fortaleza dedica à sua população uma política pública de interesse social, entendendo que, ao garantir moradia digna, assegurar a posse da terra ao seu povo e resgatar a qualidade socioambiental das comunidades, a gestão está concedendo cidadania à sua gente.
Hoje, cerca de 23.450 pessoas já foram atendidas por projetos da Habitafor. Junto a esse número, mais 98.305 estão com suas moradias em construção ou reforma e outras 63.180 já estão com seus projetos em fase de licitação ou em desenvolvimento. Além disso, 30.769 famílias estão sendo atendidas por ações de Regularização Fundiária.
Fonte: Habitafor