Lula Morais anuncia projeto de inclusão digital para Fortaleza
O deputado Lula Morais (PCdoB) afirmou, nesta terça-feira (12/08), em sessão na Assembléia Legislativa, que Fortaleza terá um projeto de inclusão digital que abrangerá toda a cidade, principalmente as áreas periféricas.
Publicado 13/08/2008 12:13 | Editado 04/03/2020 16:36
A iniciativa tem como principal objetivo, conforme anunciou, proporcionar aos jovens de baixa renda possibilidade de capacitação profissional, por meio dos serviços oferecidos à população, como internet gratuita.
Segundo Lula Morais, citando matéria do jornal O Povo, está em fase final de licitação em Brasília, o projeto que pretende cobrir 100% da área de Fortaleza com internet de alta velocidade. A ação faz parte do projeto Fortaleza Digital e terá recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do Tesouro Municipal. “Um dos objetivos da proposta é fornecer internet gratuita à população mais excluída dos meios digitais”, declarou o parlamentar.
O deputado disse que a Prefeitura ainda busca parceiros para o projeto que também visa capacitar e gerar empregos para a juventude. Para a construção do pólo digital na capital cearense serão utilizadas tecnologias de ponta, como a rede WiMAX (tecnologia de banda larga sem-fio que cobre grandes distâncias) e WiMESH (tecnologia que confere cobertura segura de wireless em uma área urbana e possibilita comunicação mútua entre todos os pontos de transmissão e acesso).
De acordo com o deputado Lula Morais, serão disponibilizados vários locais de acesso à internet em Fortaleza, como os Centros Urbanos de Cultura, Arte, Ciência e Esporte (Cuca) e demais equipamentos públicos da Prefeitura. Dentro desse processo, a juventude será a prioridade. Também serão implantados cinco novos telecentros na periferia da cidade (nos bairros Pirambu, Siqueira, Titãzinho e nas comunidades do Dendê e Santa Filomena), bem como outros projetos de Centros de Inclusão Digital.
A segunda fase do projeto, onde será utilizada a tecnologia WiMESH, tem como um dos objetivos beneficiar estudantes que participam de qualquer atividade comunitária, cultural e que sejam oriundos da escola pública. Para distribuir o benefício, a Prefeitura emitirá um cartão de participação com os quais os estudantes podem receber créditos para acessar gratuitamente a internet, com um sistema semelhante ao utilizado na carteirinha estudantil.
O deputado comunista observou que Fortaleza terá uma das mais rápidas conexões de internet da América Latina por meio do Gigafor. Este equipamento proporcionará, inclusive, a infra-estrutura de conexão necessária para a Copa de 2014, conforme assegurou. Ele disse ainda que o projeto será o segundo do País, após o que foi implantado na cidade de Piraí, no Rio de Janeiro.
Fonte: www.lulamorais.com.br