Lula Morais: Sindiagua, uma historia de lutas e conquistas
Em 1983, participei da fundação do SINDIAGUA e desde então venho atuando na tarefa de mostrar à sociedade a importância de preservar a água como um bem público e essencial à vida.
Publicado 16/08/2008 16:14 | Editado 04/03/2020 16:36
Essa luta reflete diretamente na defesa dos direitos dos trabalhadores da CAGECE, que se organizaram para reivindicar desde o simples contra-cheque, passando por pagamento de horas extras, adicional noturno, carga horária de 40 horas, equipamentos de proteção individual, alimentação digna, enfim melhores condições de trabalho, até a luta contra a privatização.
Uma conquista significativa da história do Sindiágua foi implantação em acordo coletivo do concurso público, mesmo antes da Constituição, pois em 1985 pretendia-se empregar 200 pessoas visando à eleição de prefeito para Fortaleza. Outra luta foi a implantação do plano de cargos, acabando com favoritismos de alguns e corrigindo as distorções dos desvios de função de muitos. Nesse plano conseguimos elevar na época o piso salarial da categoria para dois e meio salários mínimo, sem dúvida uma grande vitória.
Porém, a mais significativa para nós trabalhadores, para a sociedade e para o estado do Ceará, sem sombra de dúvidas foi o impedimento da privatização da água, ou do saneamento básico. Essa luta durou cinco anos, recolhendo mensalidades, contribuições dos trabalhadores e trabalhadoras, para que pudéssemos fazer uma campanha de mídia, denunciando e conscientizando a população para o mal que o Governo do Tasso Jereissati pretendia fazer a todos os cearenses. Mostramos que a privatização significava aumento de tarifa, desemprego do setor e redução da qualidade dos serviços prestados.
Orgulho-me de ter sido protagonista dessas conquistas, juntamente com todos os companheiros e companheiras, que não mediram esforços, com greves e manifestações, enfrentando o sol, chuva e a polícia, mas com muita determinação e combatividade.
A CAGECE hoje continua uma empresa pública, moderna, qualificada, com tecnologia de ponta, com técnicos capacitados, renovada e formando novos companheiros sanitaristas. Tudo isso foi possível graças aos que hoje estão com os cabelos grisalhos, muitos, aposentados, outros morreram e outros até perderam o cabelo, mas preservaram a consciência de terem sido protagonistas dessa história.
Parabéns ao SINDIAGUA pelos 25 anos de lutas e conquistas
Lula Morais, Deputado Estadual