PCdoB Minas perde o jornalista Délio Rocha

Délio Rocha, aço em flor


 



Pelo tempo que assinou sua ficha, Délio poderia ser considerado um filiado recente. Fazem poucos meses que adentrou em nossa sede com a ficha já preenchida, grudada ao título eleitoral, num gesto que demontrava a certeza sobre o caminho que resolvera trilhar. Porém, para o PCdoB, Délio era um dos seus mais antigos militantes, pois em nenhum momento de sua vida abandonou a causa socialista, inclusive por muitos anos como filiado ao antigo PCB.


 


Desde a década de 60, Délio Rocha atuou nos movimentos sociais mineiros. Participou das lutas do Sindicato dos Jornalistas a partir do difícil ano de 1968, passando por várias diretorias. Atualmente exercia o cargo de vice-presidente da entidade, tarefa que honrou com invejável dedicação até os últimos momentos. Amplo nos relacionamentos e firme nos príncipios, Délio assessorou alguns dos políticos mineiros mais importantes, como Tancredo Neves e Patrus Ananias. 


 


Como disciplinado comunista, aproveitou estes meses em que voltou à militância partidária para realizar vários trabalhos, chamados por ele de tarefas. Emprestou sua escrita inconfundivel para textos que mantinham sempre como fio condutor  a certeza de servir a alguma causa. Um dos mais recentes, se tornou o manifesto de apoio dos trabalhadores à candidatura de Jô Moraes para a Prefeitura de BH.


 


Suas palavras no papel se completavam em perfeita harmonia, com a firmeza de quem acredita e defende uma idéia e a beleza de quem sonha com um novo mundo. Seu jornalismo era um espelho de sua personalidade, Délio era como se fosse um aço esculpido de uma flor.


 


A nós, que comungamos com os ideais socialistas nutridos por Délio ao longo da sua vida, cabe seguir e divulgar o seu legado. Fica para as novas gerações de comunistas o exemplo daquilo que Che Guevara chamava de novo homem, que combina a luta cotidiana em defesa de sua ideologia com a alegria permanente de viver, características que Délio Rocha mostrou durante a sua existência.


 


Belo Horizonte, 16 de agosto de 2008


 


Comissão Política do Partido Comunista do Brasil de Minas Gerais