Suplente de Neucimar é da PM do ES

Com a eleição do deputado federal Neucimar Fraga (PR) para a prefeitura de Vila Velha no ES, o suplente dele, o capitão PM Lucínio Castelo Assumção (PSB), ganha a vaga na Câmara Federal. Ele é o primeiro suplente do leque de partidos que elegeu Fraga e

Na eleição de 2006, ele teve 30.491 votos, mas não conseguiu se eleger, ficando na primeira suplência. Embora o nome seja desconhecido no meio político, a votação expressiva de Assumção foi fruto de uma estratégia da categoria à qual ele pertence.


 


Ele foi escolhido pela Polícia Militar do Estado do Espírito Santo para concorrer a um cargo eletivo. Numa escolha prévia, ou seja, numa eleição dentro da PM em suas diversas ramificações, incluindo a dos policiais e bombeiros aposentados, o nome do capitão foi apontado como o melhor para participar da disputa.


 


Filiado ao PSB, o militar justificou a procura e a filiação depois de haver dialogado com vários outros partidos que se mostravam simpáticos à possibilidade. Dentro do esquema arquitetado pela corporação, um teto de votação foi estabelecido, contabilizando o voto das 13 mil famílias de policiais militares no Espírito Santo.


 


A primeira incursão da PM na política foi a eleição de Cabo Élson para a Assembléia Legislativa, em 2002. Insatisfeitos com o desempenho do parlamentar, os membros da corporação escolheram outros nomes. Para a Câmara Federal apostaram em Assumção e, na Assembléia, em Josias Da Vitoria (PDT).


 


No ano passado, Lucínio Assumção protagonizou uma tentativa de ingresso na Câmara, com o pedido do grupo dele do mandato do deputado federal Jurandy Loureiro por infidelidade partidária, mas não obteve êxito junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).


 


Na eleição deste ano, embora o PSB esteja coligado com Hércules Silveira, Assumção apoiou o candidato republicano. Mas ele garante que isso não tem relação com a abertura da vaga na Câmara Federal e sim pelo fato de ele e Neucimar serem amigos de infância.


 


*Fonte: Século Diário. Foto Riokan .