Sem categoria

Governo prepara arsenal de medidas para enfrentar a crise

O governo federal está montando um arsenal de medidas para enfrentar a virada deste ano e o primeiro semestre de 2009 — período que ele trata internamente como os ''seis meses terríveis'' da crise mundial de crédito. A primeira das medidas de curto pra

Na avaliação do Planalto e da equipe econômica, o crédito disponível no país, a demanda por esse dinheiro e a solidez do sistema financeiro não justificam as taxas de risco altíssimas (spread) cobradas em cima dos gordos juros já fixados pelo Banco Central na Selic (hoje de 13,75%). Ministros ouvidos pelo jornal O Estado de S. Paulo ao longo da semana passada, todos do círculo que discute cotidianamente a crise com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, consideram que os bancos ''estão demorando'' a baixar os spreads.


 


Para o governo, ''o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal têm capacidade de liderar um processo de baixas dos spreads, para que essas taxas de risco voltem aos níveis normais, tanto em valor quanto em prazo''. Juntos, os dois bancos públicos respondem por cerca de 40% do crédito — montante considerado suficiente para influenciar o sistema financeiro.


 


Além da exorbitância cobrada das pessoas físicas no cheque especial, com taxas que chegam a 188% ao ano, o governo estocou exemplos recentes do que considera spreads despropositais, mesmo em tempo de crise. A Petrobrás quis tomar dinheiro no mercado e lhe foi oferecida uma taxa de 135% acima do CDI. A Caixa emprestou a 108% do CDI.


 


''Não há justificativa para os bancos receberem dinheiro do compulsório e emprestar a custo tão elevado'', resumiu um ministro ao Estadão. Segundo ele, ''há consenso'' no governo para atacar essas taxas. Procurada, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) não quis se manifestar sobre os planos do governo nem sobre os spreads praticados.


 


Compulsório


 


A outra decisão é fazer novas liberações de compulsórios, mas impondo aos bancos exigências que sirvam para alimentar a oferta de crédito. O governo ainda tem R$ 160 bilhões de compulsório para liberar, depois de ter disponibilizado R$ 95 bilhões — em outubro, o BC exigiu como contrapartida a compra de carteiras de crédito de instituições financeiras pequenas e médias com problemas de liquidez.


 


O governo, explicou outro ministro à reportagem, considera ''terríveis'' os primeiros seis meses de 2009 por entender que as decisões tomadas na virada deste ano para o próximo terão repercussão na saúde da economia para enfrentar o período mais grave da crise. O foco dessas medidas está na decisão de liberar o máximo de crédito ao menor custo possível, para não deixar o setor produtivo sem capital de giro.


 


Da Redação, com informações do O Estado de S. Paulo