Audiência Pública comemora os 30 anos do Núcleo de Tecnologia Industrial
O deputado Lula Morais, através da Comissão de Ciência e Tecnologia, realizará nesta quinta-feira, 11/12, a partir das 15 horas, no Auditório Murilo Aguiar, uma audiência pública em comemoração aos 30 anos de fundação do Núcleo de Tecnologia Industrial
Publicado 09/12/2008 12:41 | Editado 04/03/2020 16:35
Em meados de 1977, a Secretaria de Indústria e Comercio do Governo do Estado, concluiu um diagnóstico sobre as necessidades tecnológicas industriais da região. A partir desses estudos, em meados de 1978 foi enviado ao Governador do Estado do Ceará, o Plano Diretor, justificando a necessidade da criação do Núcleo de Tecnologia Industrial. Esse centro seria peça fundamental para a expansão do Desenvolvimento Tecnológico do Estado. Após analise foi publicada no Diário Oficial a Lei 10.213, que autorizou o chefe do Poder Executivo a instituir sob forma de Fundação, o Núcleo de Tecnologia Industrial – NUTEC. Com esta autorização, o então Governador do Estado do Ceará, Dr. Waldemar Alcântara, baixou o decreto no. 13.017, de 12 de dezembro de 1978, que instituiu a Fundação que começou suas atividades no ano seguinte a partir de 1º de Janeiro de 1979. Neste mesmo ano firmou convênio com a UFC – Universidade Federal do Ceará, visando a utilização de seus laboratórios em uma parceria interinstitucional.
Hoje
O órgão, vinculado a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior – SECITECE – tem como missão “Viabilizar soluções tecnológicas para o desenvolvimento industrial sustentável, em benefício da sociedade”. Para cumprir sua finalidade institucional sua estrutura conta com 17 laboratórios nas áreas de tratamento de superfície e corrosão, domissanitários e cosméticos, química ambiental, biocombustíveis, têxtil, segurança veicular, medidas elétricas, materiais e construção civil, rochas de revestimento e processos cerâmicos, análise e certificação de alimentos. Além disso, conta com uma incubadora de empresas de base tecnológica – PARTEC; uma certificadora de sistemas de gestão da qualidade – NUTEC CERT; e o Núcleo de Apoio à Exportação das empresas cearenses, através do PROGEX, com o apoio da FINEP e do NUTEC EXPORT.
Fonte: Assessoria do Deputado Lula Morais