CONAM no Fórum Social Mundial 2009

Tem início, na próxima terça-feira (27), em Belém (PA), o Fórum Social Mundial 2009 e a Confederação Nacional das Associações de Moradores (CONAM) envia seus representantes. Inclusive, alguns filiados pernambucanos. Durante o encontro, que segue até o dia

A CONAM deve enviar cerca de 400 filiados, de todo o Brasil, para a 9º edição do Fórum Social Mundial e aproveita o momento para reunir seus 69 diretores com o objetivo de traçar planos e atividades para este ano.


 


“Como a CONAM tem representantes por todo o país, inclusive em Pernambuco, fica um pouco difícil reunir todos os diretores num único espaço e o Fórum Social é um ótimo momento para que possamos definir nossas atividades. O Fórum nos inspira para isso”, disse o representante da CONAM em Pernambuco, Ismael Cassimiro.


 


Além da reunião entre seus diretores, que deve acontecer logo na segunda e na terça-feira, antes da abertura do Fórum, os filiados à CONAM participam ainda de palestras, debates e oficinas que fazem parte da programação do evento. A que mais chama a atenção dos membros da entidade é a discussão sobre os 20 anos da Constituição de 1988.


 


“Os movimentos sociais, em especial o movimento comunitário, teve um papel importantíssimo na construção da democracia brasileira nesses 20 anos. É o movimento comunitário que, através de seus atos e mobilizações, sempre coloca para os políticos aquilo que a população realmente necessita”, argumentou Cassimiro.


 


Segundo Ismael, a CONAM pretende expressar a sua opinião sobre questões ambientais e a preservação da Amazônia. “O Fórum, este ano, acontece numa região muito estratégica que é a cidade de Belém, próximo à região Amazônica. Queremos aproveitar para deixar clara a nossa opinião sobre a preservação daquela área e a questão ambiental. É preciso sair um pouco desse espectro de terceiro setor que o Fórum tomou nos últimos anos e partir mais para a prática”, defende.


 


Os pernambucanos filiados à CONAM viajam neste domingo (25), às 9h. O Fórum Social Mundial 2009 acontece entre os dias 27 e 1º de fevereiro na cidade de Belém, no estado do Pará.


 


Do Recife,
Daniel Vilarouca