Atividades de Esporte e Lazer movimentam a Ação Fortaleza em Férias 2009

Um dos destaques da programação é o festival Surf e Cidadania, que neste sábado reúne surfistas na praia da Leste-Oeste

Durante o período de alta estação, a população de Fortaleza e os turistas que visitam a Capital têm à sua disposição uma programação toda especial, organizada pela Prefeitura Municipal. É a Ação Fortaleza em Férias, realizada pelas secretarias municipais de Cultura, Turismo e Esporte e Lazer, em parceria com as Secretarias Executivas Regionais.



No total, serão realizadas mais de 90 atividades de cultura, esporte e lazer em diversos bairros da Capital. A Ação Fortaleza em Férias 2009 começou em 14 de janeiro e segue até o dia 15 de fevereiro.



 


Durante as próximas semanas, juntamente com os programas regulares da SECEL, como Esporte na Comunidade, Academia na Comunidade, Espaço Oriental e Salão de Tabuleiro, a população da Capital terá acesso a uma série de ações mais segmentadas nos finais de semana, como o festival Surf e Cidadania, Rua da Criança e o Domingo do Esporte, que pretende fomentar nestas férias a apropriação das lagoas da cidade, por meio de ações de esporte e lazer.


 


Para o secretário de Esporte e Lazer de Fortaleza, Roberto Gomes, um dos elementos principais da programação de férias é a cooperação entre as secretarias municipais na formulação e realização de atividades.


 


No festival Surf e Cidadania, SECEL e Semam atuam conjuntamente, aliando esporte, lazer e educação ambiental. ''Um dia antes da mostra de surf começar, promovemos uma reunião com atletas e a comunidade para discutir questões importantes, como a degradação das praias e ações de preservação. Após as discussões, realizamos uma limpeza na praia que irá receber o campeonato'', declara Gomes. O objetivo é sensibilizar moradores e atletas para as questões ambientais e formar multiplicadores de práticas e posturas ecologicamente corretas. Nesta sexta-feira e sábado, o festival Surf e Cidadania irá mobilizar atletas e moradores que residem nas proximidades da praia da Leste-Oeste.
 


Programação Semanal
Período: 31 de janeiro e 1º de fevereiro
 
Rua da Criança – manhã de lazer para crianças e jovens
Data: 31 de janeiro (sábado)
Horário: 8h às 12h
Local: Rua Odete Carneiro Ximenes com Rua Brismar Aguiar Ximenes – Luciano Cavalcante
 


Surf e Cidadania – campeonato de surf participativo
Data: 31 de janeiro (sábado)
Horário: 9h às 14h


 


Domingo do Esporte – atividade aberta de esporte e lazer
Data: 1º de fevereiro (domingo)
Horário: 15h às 19h
Local: Lagoa de Porangabuçu
 


Rua da Criança
Uma boa opção para a criançada é participar do mix de atrações artísticas e culturais da Rua da Criança. Com o apoio direto da população, uma rua é ocupada por atividades de lazer ao longo de toda uma manhã, de 8h às 12h. A programação da Rua da Criança inclui: performances teatrais, pintura de rosto, oficinas educativas e manifestações artístico-culturais oriundas das comunidades. O incentivo à participação popular faz com que o projeto seja reinventando a cada nova edição, agregando novos valores e práticas. 


 


Surf e Cidadania
O Festival Surf e Cidadania utiliza o surf, modalidade bastante praticada nas comunidades localizadas na orla marítima, como base para fomentar um debate popular sobre cidadania, educação ambiental e esporte. Juntamente com os debates, é realizada uma mostra de surf aberta, com a participação de atletas da própria comunidade.


 


O público médio da ação é de 50 crianças e adolescentes, na faixa etária de 08 a 18 anos. Antes do início das competições, será realizada uma atividade de limpeza e coleta seletiva de lixo na praia, em parceria com a comunidade e educadores ambientais da Semam.


 


O objetivo é discutir a conservação e limpeza da praia junto com atletas e moradores. Todos os atletas que participarem da mostra de surf irão receber lanche, protetor solar e medalha. Os participantes mais bem qualificados também receberão equipamentos para a prática de surf.
 


Domingo do Esporte
No Domingo do Esporte, a população de Fortaleza tem acesso a uma manhã inteira com atividades esportivas e de lazer, em lagoas, campos e demais equipamentos públicos da cidade. A partir da participação popular em atividades esportivas, a SECEL busca fomentar a apropriação e valorização dos espaços públicos por parte da população da Capital.
 


Fonte: Assessoria de COmunicação da Secretaria de Esporte e Lazer