CTB e movimento sindical de Caxias do Sul apresenta ao prefeito propostas para enfrentar a crise

Na segunda-feira (09), representantes dos movimentos sindical e social de Caxias do Sul (RS) participaram de uma reunião com o prefeito do município, José Ivo Sartori (PMDB). No encontro, foi proposta a criação, em nível local e regional, de um Comitê

Assis Melo, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias do Sul e Região, disse ao prefeito que o objetivo é envolver toda a sociedade neste comitê, não apenas os trabalhadores, mas o poder público e os empresários. “A crise não é responsabilidade dos trabalhadores, e todos devem lutar pela defesa do emprego e do desenvolvimento,” salientou. Assis disse ainda que as demissões no setor metalúrgico preocupam muito e que é hora de fazer algo e não apenas esperar acontecer.


 


O prefeito destacou que os investimentos do município em infra-estrutura e na área social serão mantidos. “O poder público tem mecanismos internos para combater a crise. Porém, isso não impede a nossa participação no comitê. Vamos estudar a melhor maneira de criar algo,” afirmou.  Ao final, sugeriu que o chefe de gabinete, Édson Néspolo, e o coordenador de comunicação da CTB, Pedro Pozenato, continuassem as tratativas para aprofundar a proposta.


 


Além do Sindicato dos Metalúrgicos, participaram da reunião a CTB, o MTD, Corede Serra, Sindilimp, Sindisaúde, Sindicom e representantes dos trabalhadores rurais, da construção civil e trabalhadores desenhistas.



De Caxias do Sul
Marcio Schenatto