Lula Morais destaca seminário sobre semi-árido
O deputado Lula Morais, em pronunciamento na sessão desta quarta-feira, 12/02, destacou a realização do seminário ''Vida sustentável no Semi-árido Cearense'' promovido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) que teve início hoje e vai até
Publicado 13/02/2009 11:15 | Editado 04/03/2020 16:35
A intenção do evento é debater a convivência da população do semi-árido com as peculiaridades climáticas, visando a superação das dificuldades enfrentadas. De acordo com o professor José Borzacchiello, um dos organizadores do seminário, o objetivo é conscientizar a sociedade sobre os problemas enfrentados pela região.
O semi-árido brasileiro abrange quase 90% da região Nordeste e mais uma parte do Estado de Minas Gerais. Apesar de alguns avanços econômicos e sociais ocorrido nos últimos anos, a região ainda é caracterizada pelo baixo nível econômico, indicadores sociais abaixo da média nacional e degradação ambiental.
De acordo com Lula Morais, o semi-árido faz parte da nossa região e temos que encontrar alternativas para conviver com a seca. ''Precisamos identificar soluções através de políticas públicas , buscando desenvolver a policultura e a educação ambiental'', destacou Lula.
Segundo Lula Morais, as principais causas da degradação ambiental são as queimadas desordenadas, a salinização do solo e o desmatamento que induzem o processo de desertificação. O deputado ressaltou ainda a transformação de um projeto de sua autoria em Lei Estadual que instituição políticas públicas de combate e prevenção à desertificação.
Além de buscar soluções para o desenvolvimento no semi-árido, o evento ainda pretende contribuir para a promoção da ética na política, desenvolvendo nas pessoas a consciência crítica sobre a administração dos recursos para a região; e apoiar investimentos em educação e no desenvolvimento da vida com dignidade.
Fonte: Coordenadoria de Comunicação da AL