Alunos chegam à 8ª série sem saber português e matemática

Apenas 16,4% e 7,5% aprendem o básico nas duas disciplinas, mostra estudo de ONG. Levantamento da ONG Todos Pela Educação, com base em dados de 2007, revela que, nas escolas públicas das redes estadual e municipal da capital, apenas 16,42% dos alunos da 8

A ONG comparou os resultados de 2005 e 2007 e mostra que o desempenho cresceu 1,63 ponto percentual no caso do ensino de língua portuguesa, mas caiu 0,19 ponto percentual em matemática (veja quadro).


 


4ª série: piora


 


De acordo com a ONG, as escolas públicas também recuaram no aprendizado de língua portuguesa na 4ª série do ensino fundamental.


 


Em 2005, 28,87% aprenderam o que era adequado para a série. Dois anos depois, 26,19% apresentavam o mesmo nível de aprendizado. Já em matemática houve melhora na 4ª série, de 14,18% em 2005 para 21,56% em 2007.


 


Segundo o estudo, a situação piora ao longo das etapas de ensino. Em matemática, o percentual dos que sabem o essencial cai de 21,56% para 7,49%, entre a 4ª e a 8ª séries do ensino fundamental.


 


Para o Todos Pela Educação, os municípios devem ter como meta chegar a 2022 com ao menos 70% dos alunos dominando o que é essencial.


 


Fonte: Jornal Destak SP