George Câmara: PCdoB – 87 anos de luta e coerência

Em um país cuja marca dos partidos é a vida curta, o fato de uma agremiação política sobreviver por quase nove décadas, por si só, nos chama a atenção. Nessa matéria, outro fato desperta ainda a nossa curiosidade: como é possível um partido manter uma lin

A explicação para tais fenômenos está na própria natureza do PCdoB: existe para defender uma classe e para transformar a sociedade segundo os interesses dessa classe. O que faz o Partido Comunista do Brasil ter vida longa e atuar segundo uma linha de coerência em todo o Brasil é a fidelidade a esses princípios: defender os trabalhadores e conquistar um novo regime social, onde o reino do trabalho se sobreponha ao reino do capital: a sociedade socialista.


 


Em sua rica trajetória, desde 25 de março de 1922 até hoje, não fugiu da luta nem se afastou de seus princípios. Não há um só acontecimento de relevância na história de nosso país nesse período que não tenha a marca e a presença dos comunistas, na linha de frente.


 


É produto das lutas mais remotas de nosso povo, contra o jugo português no processo de colonização do Brasil, contra a coroa britânica na espoliação de nossas riquezas e contra a dependência externa dos dias atuais frente ao imperialismo, sobretudo dos Estados Unidos.


 


É a síntese, hoje, das lutas sociais contra a escravidão de nossos índios e dos negros trazidos em cativeiro. É herdeiro de todas as lutas em defesa do povo, diante das injustiças praticadas pela elite subserviente ao capital estrangeiro e exploradora do nosso laborioso povo.  De Tiradentes, de Zumbi dos Palmares, do índio Ajuricaba e de tantos outros heróis.


 


Empunhou a bandeira da reforma agrária, da liberdade e da democracia, contra o nazi-fascismo, pela soberania nacional, em defesa do petróleo, contra a ditadura militar. Atuou na vanguarda nas campanhas pelas “Diretas Já” e pela Assembléia Nacional Constituinte. Enfrentou e enfrenta ainda hoje a investida dos inimigos de nosso povo na implantação do projeto neoliberal e seus efeitos danosos para o Brasil.
 


 


Hoje, diante de novas responsabilidades, não arriou suas bandeiras nem abriu mão de seus compromissos com o Brasil e com o povo. Por isso, goza de grande respeito junto à sociedade brasileira e se constitui numa força política em ascensão, sendo o partido político que mais cresceu em todo o Brasil nas eleições de 2008.
 Por tudo isso, parabéns ao PCdoB. Vida longa a quem tem coerência. Viva o socialismo! Viva o povo brasileiro!


 


George Câmara, petroleiro, advogado e vereador em Natal pelo PCdoB.
georgemetropole@yahoo.com.br