UJS-PI e UNE promovem o 1º Festival da Juventude
Debater políticas públicas de juventude. Esse é o foco principal do 1° Festival da Juventude, realizado em Teresina. Desde ontem (19) até o próximo sábado (21), jovens e entidades, como a UJS (União da Juventude Socialista), reúnem-se par
Publicado 20/03/2009 10:43 | Editado 04/03/2020 17:02
Debater políticas públicas de juventude. Esse é o foco principal do 1° Festival da Juventude, realizado em Teresina. Desde ontem (19) até o próximo sábado (21), jovens e entidades, como a UJS (União da Juventude Socialista), reúnem-se para discutir politização, anseios e o futuro da geração.
De acordo com Ismael Oliveira, diretor de cultura da UJS-PI, a idéia surgiu através do Pontão de Cultura Frutos do Brasil – Juventude em Debate, que integra agência de mobilização social Aracati. ''Isso aconteceu depois de um encontro de pontos de cultura em Salvador, onde um dos participantes foi o ponto Nos Trilhos do Teatro, do grupo Harém de Teatro, aqui de Teresina. A proposta era fazer essa mobilização e realizar um festival da juventude com debates e palestras sobre a juventude brasileira e seus anseios'', afirma.
No Piauí, este é o primeiro festival que integra jovens e pontos de cultura, promovendo a construção da politização da juventude através das ações do Ministério da Cultura. O principal foco do evento é resgatar o debate da 1ª Conferência Nacional de Juventude e analisar quais propostas das políticas públicas da juventude estão sendo implementadas.
''Nosso objetivo final é que deste evento possamos tirar um grupo de jovens mobilizadores para uma melhor implementação das políticas públicas da juventude, e que possamos, juntos, criar um grande e forte coletivo que reivindique seus direitos'', diz Ismael. Além de pontos de cultura e a UJS, as entidades envolvidas com o festival são o CUCA da UNE e o Conselho Estadual dos Direitos da Juventude.
Confira abaixo a programação completa do 1° Festival da Juventude:
Dia 20/03 – sexta-feira
9h – Oficina de Graffit
12h – Filme
Cão sem Dono – Cine Cuca
14h –Oficina de Graffit
16h – Debate sobre Juventude e Sexualidade
Matizes / CDHJ – Diretoria de livre orientação sexual / CRHRP
18h – Oficina de Graffit
18:30h – Debate sobre Educação, Cultura e Meio Ambiente
UBES / CUCA / DCE-UFPI / DCE-CEUT / REJUMA
20h – Apresentação da peça do Luciano Brandão , banda Ajuntamento Mar e Som
Dia 21/03 – sábado
9h – Oficina de Graffit
12h – Filme
OU FICAR A PÁTRIA LIVRE OU MORER PELO BRASIL / O AFETO QUE SE ENCERRA EM NOSSO PEITO JUVENIL – Cine Cuca
14h – Debate de PPJ´s – entidades de juventude e ponto de cultura
(proposição de um circuito de discurção sobre ppj´s proposto pelas entidades)
20h – apresentação do Ponto de Cultura ''Coisa de Nego'', Banda EUCAPIAU.