Walter Pinheiro assume Secretaria de Planejamento da Bahia
O deputado federal Walter Pinheiro (PT) assumiu nesta quinta-feira (19/3) a Secretaria de Planejamento da Bahia (Seplan), em substituição ao economista Ronald Lobato. A posse aconteceu no auditório da Fundação Luis Eduardo Magalhães (FLEM), no Centro Admi
Publicado 20/03/2009 16:07 | Editado 04/03/2020 16:20
Sai da pasta o economista Ronald Lobato que coordenou a equipe de transição e ocupou a Seplan à convite do governador. A capacidade de articulador com experiência nas questões orçamentárias e para intermediar assuntos de interesses da Bahia nos plano federal, nos ministérios e no Congresso Nacional, foi o principal motivo apontado pelo governador Wagner para o convite à Pinhero que deixa o mandato de deputado federal e assume pela primeira vez como gestor.
“Vou trabalhar para ajustar o planejamento da Bahia ao que está acontecendo no plano nacional”, declarou Pinheiro, logo depois de assinar o termo de posse. Para ele, a contribuição de Ronald Lobato à frente da Secretaria do Planejamento (Seplan) foi muito importante e destacou a construção do Plano Plurianual como um dos principais exemplos do legado deixado pelo ex-secretário.
Em seu discurso, o governador Jaques Wagner afirmou que Pinheiro trará muita energia e determinação para que o planejamento do Estado se realize e traga melhores condições de vida para o povo baiano. “Pinheiro tem uma excelente relação com a nossa bancada na Câmara dos Deputados e também com deputados de outros estados. Creio que ele chega num momento importante para o Governo, e vai dar continuidade ao trabalho que o Ronald Lobato vinha fazendo e também vai agregar muita coisa nova”, ressaltou o governador.
A pequena participação de integrantes do PMDB foi observada. Além dos secretários, apenas a presença de Leur Lomanto. O ex- governador Roberto Santos, atualmente no PSDB, participou da solenidade, ao lado do vice-governador, Edmundo Pereira, do presidente da Assembléia Legislativa, Marcelo Nilo e do Procurador Geral de Justiça, Lidivaldo Brito.
Da redação, com agências