Centrais sindicais programam ato contra as demissões no Rio de Janeiro
Na próxima segunda-feira (30), centrais sindicais, partidos políticos e outras entidades promoverão um grande ato pelo Dia Nacional de Luta, contra as demissões, a redução de salários e em defesa dos direitos dos trabalhadores.
Publicado 24/03/2009 17:19 | Editado 04/03/2020 17:04
Para os dirigentes sindicais “as demissões na Embraer, na CSN e na Vale do Rio Doce revelam um quadro dramático para os trabalhadores brasileiros, penalizados por uma onda de demissões, sendo mais de 50% no eixo São Paulo-Rio”.
No ato, as centrais sindicais vão pedir que os recursos federais liberados para as empresas tenham como contra partida a proteção ao emprego. Eles querem ainda a necessária redução dos juros, a manutenção dos acordos com os servidores federais e a reestatização das empresas privatizadas.
Outras propostas também foram definidas para o ato, entre elas exigir do governo uma medida provisória que garanta o fim das demissões e a criação de mais empregos; contra a criminalização dos movimentos sociais e da pobreza; e contra a restrição da meia entrada.
O ato unitário será no centro da cidade do Rio de Janeiro com concentração a partir da 14 horas, na Candelária. Os manifestantes sairão em passeata pela Avenida Rio Branco, entre na Av. Chile (com parada em frente ao BNDS e a Petrobrás), terminando na Cinelândia.
Do Rio de Janeiro
Marcos Pereira